6 DICAS DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FOOD TRUCK

A marca e o design de um Food Truck são tão importantes quanto o próprio cardápio.

6 DICAS DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FOOD TRUCK


O modelo de negócio voltado para Food Trucks é altamente lucrativo. Com um investimento relativamente baixo, é possível iniciar um restaurante de comida de rua e ter um faturamento de mais de R$7 mil reais por mês.

A liberdade de estar no máximo de lugares possíveis e ficar mais perto do seu público são pontos que têm despertado interesse de inúmeros empreendedores da área de alimentação. Eles viram nos Food Trucks uma excelente oportunidade de se movimentar para que mais gente conheça sua paella, seu hambúrguer ou seu milk-shake diferente.

Mas, para montar um negócio próprio, é preciso que haja planejamento: desde a escolha correta do seu modelo de restaurante ou estilo de comida, até o financeiro.

Tente definir por um produto com o qual tenha mais habilidade e atente-se a detalhes como: o ponto onde pretende montar seu Food Truck, o controle das finanças, equipamentos necessários para as operações e insumos de qualidade.

Além de pensar na compra dos equipamentos adequados, é legal avaliar, seja no início ou quando sua clientela for maior, a contratação de colaboradores. Para a cozinha, limpeza ou no atendimento ao cliente. Eles farão total diferença para o seu crescimento e a possível abertura de filiais.

E para que o seu Food Truck seja um sucesso, é importante investir na parte visual: identidade do carro, do cardápio e toda a identidade visual da marca do seu restaurante.

Se você está pensando em construir um Food Truck, deve ter em mente que o primeiro passo vem da seguinte pergunta:

"Por que o design do Food Truck é tão importante?"

Bem, como diz o ditado, comemos primeiro com os olhos. E para Food Trucks, a festa toda começa quando os clientes avistam seu caminhão pela primeira vez.

Um Furgão, Kombi, Van ou Trailer pode ser facilmente adaptado para atender a um modelo de carro voltado para a comida de rua. E o seu carro funciona como um outdoor móvel do seu negócio. Por isso é tão importante acertar no design, mesmo que isso signifique investir um pouco mais de dinheiro antecipadamente.

Detalhe: O estilo de comida de rua hoje é adaptado também para bikes, motos e até Tuk-Tuks.

O design completo do seu Food Truck se tornará a base para seus esforços de branding. Suas cores, logotipo e conceito serão associados à sua comida pelos seus clientes. Por isso afirmamos aqui, o design serve mais do que apenas para atrair clientes cheios de fome ou de vontade.

A identidade visual que escolher será capaz de despertar um desejo a mais no consumidor, em quem passa na rua próxima e, claro, tudo isso atrelado a uma boa comida.

Mas não se apegue somente à ideia de um design chamativo. Você pode ter uma comida incrível e clientes leais ao seu Truck, se tiver um design minimalista. Até porque, esse pode ser o conceito da sua marca ou do seu restaurante.

O que comentamos aqui foi como se destacar aos olhos dos clientes. Um Truck com cores brilhantes e conceitos de design claros farão têm esse papel. Isso é especialmente verdadeiro quando você está servindo em festivais e feiras, onde os clientes têm dezenas de opções e a sua tem que chamar mais atenção.

Se você quer que o design do seu Truck complemente a comida incrível que você serve, pense em um diferencial no conceito para se destacar da concorrência.

Veja as dicas que separamos para você de como criar um design incrível para o seu Food Truck.

ETAPA 1
Encontrar um designer de marca para Food Trucks


A menos que você seja um artista ou designer, antes de começar no segmento de alimentação, muito provavelmente vai querer contratar um profissional para lidar com a identidade visual e o design do seu Food Truck.

A função de uma marca é transcender a comunicação verbal e visual. E o seu design inicia quando é preciso criar um conceito valioso aos seus clientes: como e porquê as pessoas devem consumir o produto ou serviço que você oferece.

Apesar do design de uma marca incluir sua forma icônica e outros desenhos gráficos, ela se diferencia do design do logo. São processos de criação, entrega e percepção diferentes, e envolve vários níveis estratégicos para o consumidor.

Assim, é importante trabalhar com um profissional de design que te permita falar sobre sua visão a respeito do que espera para o Truck. Para então ele perceber a essência do negócio. Você pode se expressar através de comentários durante todo o processo de design.

Desse modo, garante um resultado final que agrade a você e esteja de acordo com o conceito do seu restaurante.

Design é o embaixador silencioso da sua marca.
Paul Rand

Então, como você vai encontrar um profissional de designer?
Existem vários caminhos que podem te levar a um excelente design de Food Trucks.

Em uma opção de orçamento mais baixo, você pode se direcionar para uma arte realizada por estudantes de design. Se isso não for uma opção, um profissional será sua melhor aposta.

Ainda, é possível procurar por um freelancer de design de marca, que irá desenvolver o formato principal e detalhado. Sendo que, toda a linguagem fica direcionada para outros profissionais ou empresas finalizarem o processo.

Há também a possibilidade de encontrar empresas ou agências especializadas em branding ou desenvolvimento de marca. O custo é mais alto, mas é mais provável de você ter tudo o que precisa de design centralizado em um só lugar, para começar seu Food Truck .

Lembre-se: Você precisa de um trabalho que vai além do logo. Aqui é essencial trabalhar a identidade visual do seu Food Truck como também as aplicações.

Vinil Wraps X Tinta

Antes de encontrar um designer, você também terá que decidir se deseja usar envoltórios de vinil ou tinta para a parte externa da sua Van ou Furgão.

Os envoltórios de vinil ou adesivagem são mais populares porque facilitam a obtenção de um design preciso e podem tirar maior proveito de gráficos. No entanto, esses são mais caros que o uso único da tinta. Fique atento a isso se estiver com um orçamento limitado.

Outra opção é fazer uma mistura dos dois: tinta e vinil. Isso pode ser feito pintando seu caminhão com uma cor sólida e, em seguida, adicionar os adesivos de vinil que apresentam seu logotipo e outras imagens personalizadas que fazem parte do conceito. Isso vai economizar dinheiro e ainda cria a oportunidade de você projetar um Food Truck mais atraente.

ETAPA 2
Conectando o conceito com a marca do Food Truck


Parte da razão pela qual é tão importante que seu Food Truck tenha uma identidade, é o fato de que sua paleta de cores, logotipo e tema de design se tornarão essenciais para a marca do seu negócio.

É importante que a identidade e conceito tenham um forte senso de quem você é como restaurante.

Por exemplo, se você vende crepes ou outra culinária de inspiração francesa, pode ser uma boa ideia projetar seu caminhão com cores pastel e ícones com o tema francês. Se você está vendendo tacos, cores brilhantes e desenhos divertidos seriam mais apropriados. Isso tem mais a ver com a cultura do prato que você oferece.

Conseguiu entender como é essencial ter um conceito? Seu design não apenas ajuda você a se destacar, mas também ajuda os clientes a identificar à distância o tipo de cozinha que você serve.

A importância da relação entre design e estratégia de marca não pode ser subestimada. Não é possível atingir o pelo potencial de um sem trabalhar também o outro. Estratégia de marca, identidade, posicionamento e valor não são apenas expressos, mas são totalmente articulados aos consumidores através do design e de várias maneiras:

  • Identidade gráfica - logotipo e estilo;
  • Comunicação de marketing - publicidade, web, design social e sinalização;
  • Design de produto e embalagem - experiência do usuário e reforço da marca;
  • Design ambiental - arquitetura, ambientes de varejo e displays.

A informação sobre a marca do seu restaurante fica impressa na mente do consumidor pela visão, som, olfato, paladar, tato e também através do design.

O design vai transmitir a mensagem que a sua marca deseja passar. A sensorialidade ativa a memória com uma lembrança emocional, criando clientes que não apenas comprem, mas que interagem com entusiasmo.

  1. Combine o design com os produtos que oferece

Um Furgão de cor escura e estilo industrial, provavelmente não estará vendendo doces. Ou um caminhão com tema rosa pastel também não passaria a imagem de vender churrasco ou espetinhos.

As mensagens subliminares do design são capazes de nos dar essas pistas, e é importante que seu Food Truck envie a mensagem certa.

É importante pensar no seu carro alinhado com o cardápio que quer vender e a forma como quer trabalhar.

Você pode adaptar o seu Food Truck para um estilo mais retrô e oferecer Milk-Shake à moda antiga americana. Ou quem sabe se espelhar nas várias comidas de rua argentinas para oferecer lanches saborosos como um Choripán.

Ou, mesmo sendo mais regionalista e quiser oferecer o que de melhor tem na sua cidade ou estado, é possível adaptar o carro com a representação de uma comida típica. Já viu por aí um hot dog, espiga de milho ou tapioca gigantes?

2. Como seu caminhão fará com que os clientes se sintam?

Uma boa pergunta a se fazer ao decidir sobre o design para o seu restaurante é: "Como quero que os clientes se sintam quando visualizam o meu Food Truck?"

Quer que eles percebam que sua comida é divertida? Elegante e sofisticado? Autêntico? Masculino ou feminino? Se o seu design for orientado pelas respostas a essas perguntas, será mais fácil trabalhar em suas estratégias de branding e marketing.

3. Não se esqueça do seu logotipo!

Seu logotipo também será uma grande parte da marca do seu caminhão. Já pensou nisso?

Você usará uma representação visual do nome do seu negócio? Ou você vai mostrar os alimentos que está vendendo com o seu logotipo?

Novamente: Essas são perguntas que ajudarão a orientar a direção dos passos para o seu branding.

Como alternativa, se você deseja se destacar em uma cidade movimentada, seu logotipo deve ser divertido e pode definitivamente ser ousado. Você também deve observar que a fonte usada em seu logotipo deve ser legível. Você não quer se apaixonar por uma fonte que ninguém consegue ler, não é mesmo?

ETAPA 3
Como projetar o cardápio do meu Food Truck


O menu do Food Truck é mais do que um quadro que exibe suas ofertas e também deve ser tratado como parte da identidade visual do seu negócio. Por esse motivo, ele deve corresponder à sua marca e à paleta de cores que ela contém.

Você também precisará considerar se o seu cardápio será impresso, digital, com leitura via QR Code ou se será um quadro-negro ou placa que é alterado periodicamente. Isso vai depender do que você está realmente servindo.

No entanto, o aspecto mais importante do menu de um Food Truck é que ele seja legível à distância. Se há clientes esperando em uma longa fila para fazer o pedido, eles devem ser capazes de olhar para o seu cardápio enquanto aguardam o atendimento. E assim, decidir mais rapidamente o que querem no momento em que chegam ao balcão.

A leitura fácil do seu cardápio também ajudará você a manter o tempo de fila reduzido. Sem deixar seus clientes tanto à espera e levar a possíveis desistências.

Um Sistema de Gestão para o seu Food Truck também pode agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos clientes para o atendimento e de preparação dos pratos. Além disso, pode facilitar as atividades ao final do dia, no fechamento do caixa e na conferência das vendas.

ETAPA 4
O site deve ter a identidade visual do seu negócio


A identidade visual de um Food Truck não está ligada apenas ao exterior do seu carro. Como vimos na etapa anterior, o cardápio deve transparecer a sua marca. E se você tem um site, esse também deve seguir toda a identidade visual.

Nesse momento você pode pensar "Mas eu não preciso de um site".
Então, podemos substituir o título dessa etapa por: As redes sociais devem ter a identidade visual do seu negócio.

A presença on-line é extremamente importante para Food Trucks, porque é a forma que os clientes descobrirão onde você está todos os dias. Para irem atrás de você, ou mesmo para se prepararem para a sua visita em uma data específica, próximo ao trabalho ou de suas casas.

Se um cliente em potencial ouviu sobre seu Trailer de comida através de um amigo, você deve facilitar esse caminho de busca e o desejo que ele tem desse encontro. Deixe as redes sociais do seu restaurante sempre acessíveis, um site ou delivery. Todas as suas páginas digitais devem exibir claramente informações atualizadas sobre onde seu Truck está localizado e sobre o que oferece.

Conheça as estratégias de mobile marketing que podem fazer parte da divulgação do seu modelo de negócio de comida de rua.

ETAPA 5
Recursos adicionais ao Food Truck


Além dos recursos mais comuns que seu Furgão precisa ter: um cardápio, uma janela ou balcão de pedidos acessível e um design atraente, também existem vários recursos especiais que pode considerar para o seu restaurante.

Toldos podem ser úteis para evitar que a chuva caia na comida quando você a entrega aos seus clientes. Ou mesmo que eles possam realizar os pedidos com mais comodidade.

Você também pode considerar adicionar caixas de som para tocar música fora do seu Truck. Ou mesmo TV's que exibam seu cardápio ou uma apresentação de slides de fotos dos seus clientes degustando a sua comida.

Cadeiras e mesas deixarão os clientes mais à vontade, mantendo-os mais tempo com você e dispostos a avaliarem uma nova compra naquele momento. Quem sabe uma batata a mais, um suco ou uma sobremesa para finalizar?

Dar essas oportunidades de descontração também é um grande diferencial para o seu restaurante.

Você pode optar também por um modelo de Food Truck do tipo take away. Onde seu cliente está com certa pressa para o consumo e só quer mesmo pegar algo e sair. Nesse caso, você pode pensar em uma decoração mais calorosa, ou alguma mensagem para alegrar o dia.

Este é um espaço onde você pode ser criativo. E desde que os extras pensados aqui caibam no seu orçamento, eles criarão recursos adicionais divertidos ao seu negócio.

ETAPA 6
Finalizando o layout interno do Food Truck


Embora o layout interno do seu Food Truck seja um aspecto importante do seu negócio, não entraremos em maiores detalhes sobre isso nessa etapa. A forma como você deve configurar o seu carro depende única e exclusivamente do que você você irá servir. Por esse motivo, é impossível dar um conselho que sirva para todos os modelos de comidas de rua sobre esse assunto.

Por exemplo, se você dirige um Food Truck de sorvetes, irá precisar de um freezer comercial, mas tamanho depende do seu volume de vendas. Se você prefere servir empadas, será necessário um forno. Mas o espaço que você tem disponível é o que define se esse equipamento será em uma bancada ou um modelo de chão.

Saiba como a Yooga ajudou a otimizar a gestão das vendas de uma rede de sorveterias.

Se você não tem muita experiência em projetar layouts de restaurantes, é melhor consultar um profissional da área para obter mais informações. A forma como o seu equipamento é organizado terá um grande impacto no seu fluxo de trabalho. Portanto, não recomendamos que você faça um tipo de layout genérico.

Quer montar uma hamburgueria? Siga essas 10 dicas infalíveis!

Conclusão


O design do Food Truck é totalmente dependente de como você deseja que os clientes se sintam quando avistarem o seu Furgão, Van, Kombi ou Trailer. Depois de um tempo, eles começarão a associar suas cores e o logotipo com a comida deliciosa que desejam.

Por isso é importante aplicar a identidade visual do seu restaurante e os temas em seu site e mídias sociais também.

E não tenha medo de ser criativo. Isso irá destacar o seu negócio e te dará pontos extras com os clientes.

Começar um Food Truck pode ser difícil às vezes. Mas quando você visualizar o seu conceito ganhando vida, vai perceber quanta diferença um design bem pensado pode fazer.