6 DICAS PARA REDUZIR GASTOS SEM PERDER A QUALIDADE DO SEU RESTAURANTE

Os donos de restaurantes podem se deparar com um grande desafio na manutenção de seu negócio: os preços elevados.

6 DICAS PARA REDUZIR GASTOS SEM PERDER A QUALIDADE DO SEU RESTAURANTE

Os donos de restaurantes podem se deparar com um grande desafio na manutenção de seu negócio: os preços elevados. Os custos variáveis normalmente são muito altos, especialmente os dos ingredientes para as receitas. Diante desse fato, pode ser difícil se manter competitivo no mercado. É possível que os lucros baixos desanimem no princípio.

No entanto, com alguns cuidados básicos você pode reduzir gastos do restaurante sem perder a qualidade e nem os clientes fiéis. A seguir, preparamos algumas dicas de como diminuir alguns custos de um restaurante. Confira!

A importância de reduzir gastos

Antes de seguir para as dicas, é importante entender por que é tão importante reduzir gastos, mas manter a qualidade. Três propósitos geram a redução de custos em um restaurante: aumento da competitividade, permanência do caráter competitivo e incremento nos lucros.

No primeiro caso, ao reduzir os custos diminui-se o preço do prato para o consumidor final. Na segunda opção não há diminuição do preço para o cliente, mas é necessário manter a estabilidade ainda que haja algum aumento nos gastos do restaurante, como insumos mais caros ou elevação do valor das contas de luz, por exemplo. Já na terceira situação o desejo é de aumentar os lucros, porém sem pesar o bolso do cliente. Ao reduzir os custos operacionais é possível lucrar, ter o preço competitivo e o cliente satisfeito.

O mais importante na hora de reduzir os gastos é ter todos os números do seu negócio em sua mão, você precisa saber sobre a rotatividade do seu estoque, do seu financeiro, dos produtos que mais vendem.

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Dicas para reduzir gastos sem perder a qualidade do restaurante

Não negligencie a qualidade dos seus produtos

Muitos donos de restaurantes passam a comprar insumos de pior qualidade na tentativa de diminuir os gastos. Essa é uma prática que deve ser evitada. Manter a qualidade dos produtos oferecidos é fundamental para a fidelização dos clientes.

Diante disso, avalie bem as compras que você faz. Algum produto mais caro pode ser trocado por um de menor valor, mas que não interfira na qualidade? Se sim, faça a troca; se não houver, nem pense em optar pelos produtos de má qualidade.

Fidelizar um cliente é muito importante, Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: "Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo".

Negocie com os seus fornecedores

É importante negociar prazos e preços, mas sempre preze pela qualidade desses insumos. Mantenha atualizada sua lista de fornecedores e busque sempre mais de uma opção para determinado insumo. E tenha sempre seu plano A e B que são opções com fornecedores que vai conseguir negociar melhor, já o plano C não vai conseguir negociar porém é um fornecedor que vai ter a pronta entrega, então tenha essas opções.

Preze sempre pela qualidade da mercadoria que você está comprando, nem sempre o insumo mais barato é o que vai te fazer lucrar mais. Muitas vezes insumos de baixa qualidade diminui a sua fidelização de clientes, consequentemente lucrando menos. Então procure sempre o fornecedor que ofereça insumos de qualidade e que tenha o melhor preço.

Lembre-se de ter um controle de estoque e financeiro que retrate a realidade do seu negócio. Tenha o controle de rotatividade do seu estoque e também de entrada e saída de caixa, só assim você consegue prever quando você precisa fazer uma nova compra de insumos, conseguindo assim negociar melhor prazos de entrega e pagamentos com seus fornecedores.

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DICA SECRETA: Não se empolgue com promoções

Não se empolgue com promoções que seus fornecedores irão fazer, é importante que você saiba o cronograma de saída de mercadoria para que você compre somente o que vai utilizar.

Estoque é ativo imobilizado, então ter muito estoque parado sem rotatividade é ter dinheiro parado, é capital de giro que podia ter para promoções, cupons, delivery, brindes, enfim, é um recurso que podia estar focando no cliente.

Padronize as suas receitas

Uma dica fundamental é ter um padrão para as receitas e segui-lo à risca. Além de outras vantagens, a padronização ajuda a economizar, pois não há gasto desnecessário. O que está na receita é exatamente o que será usado.

Faça utilização cruzada

Outra orientação interessante é usar a estratégia da utilização cruzada para evitar o desperdício. Sobras de carne podem ser usadas em um ensopado, por exemplo. Reutilizar alimentos que seriam jogados fora certamente vai ajudar na redução dos custos.

Tenha controle do fluxo de caixa

É de extrema importância para um restaurante ter registro completo do fluxo de caixa. Saber exatamente o que entra e o que sai em valores monetários contribui para diversos aspectos, como saber o melhor momento de compra e também negociar formas de pagamento. Além de identificar os gastos desnecessários, é possível saber se há desperdício e adotar estratégias para driblar esses problemas.

Utilizar um sistema de gestão integrado também pode ajudar na redução de gastos, pois ajuda a melhorar os processos, aumenta as eficiências dos funcionários, auxilia em todos os seus controles internos e gera relatórios para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Já que falamos sobre eficiência, aqui vai uma dica extra: Tenha um delivery próprio que automatize e agilize os processos de pedidos que chegam pelo whatsapp, ainda não tem? Fale com a Yooga e teste grátis.

É fundamental saber exatamente quais são os seus gastos e como é possível diminui-los. Seguindo todas essas dicas é possível reduzir alguns custos do seu restaurante e manter a competitividade no mercado, sem perder qualidade e ainda fidelizando os seus clientes!