MEU RESTAURANTE PODE FATURAR MAIS NA BLACK FRIDAY?

Saiba porque seu restaurante pode e precisa aproveitar o alto volume de vendas dessa data.

MEU RESTAURANTE PODE FATURAR MAIS NA BLACK FRIDAY?

Implacavelmente, o setor de tecnologia é o mais beneficiado durante a Black Friday em todo o mundo. Mas, o que vamos mostrar para você nesse artigo (e nos próximos), é que o seu restaurante também pode aumentar as vendas, a saída de pedidos, conquistar novos clientes e ter uma lucratividade maior com o data.

Como afirmamos acima, queremos te mostrar os benefícios da Black Friday no setor de alimentação fora do lar. E se esse termo não parece tão familiar, estamos falando de sorveterias, hamburguerias, pizzarias, bares, cafeterias, Food Truck etc. Assim, vamos tratar quase que prioritariamente o seu estabelecimento como “restaurante”, ok?!

O cenário da Black Friday no Brasil


Aqui no Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, como um evento totalmente exclusivo e somente para o ambiente on-line. Cerca de 50 redes de varejo participaram da ação, oferecendo descontos pelo site próprio e lojas virtuais. Por conta do grupo fechado de anunciantes, e sendo a primeira vez que a data movimentou o comércio no nosso país, o faturamento não passou de R$ 3 milhões de reais.

No ano seguinte, com a ideia já mais amadurecida, claro, e com base nos erros do ano anterior, o faturamento das ações da Black Friday 2011 somou R$100 milhões.

A partir daí comerciantes do varejo de diferentes nichos viram a oportunidade de aumentar as suas vendas. Ano após ano, mais anunciantes participam da ação, que é a mais lucrativa do país.

Já em 2019, último ano em que tivemos uma Black Friday de aglomerações e grandes filas nas portas das lojas, o faturamento do varejo brasileiro superou os R$ 3,2 bilhões de reais.

Tomando como referência o ano de 2018, o faturamento da Black Friday 2019 representou um aumento de 23,6%. E só a venda de smartphones naquele ano (R$1,7 bilhão) foi maior que a soma do faturamento total dos 3 últimos anos anteriores.

Seria uma coincidência o aumento dos canais de vendas e muito mais anunciantes também no meio digital? Acreditamos que não.

Em 2020, o contato presencial e as portas físicas se fecharam. Mas, um novo mercado se aqueceu, se preparou e teve um dos melhores anos, registrando o maior volume de vendas já registrado no nosso país em todos os tempos: O e-commerce, a venda de produtos pela internet.

Sem sair de casa, os consumidores compraram ainda mais on-line e a venda de produtos e serviços pela internet avançou 41% naquele ano. Segundo a IstoÉ, esse crescimento do setor de e-commerce representa a maior alta em 13 anos.

A categoria "Alimentos e Bebidas" teve um crescimento de 59% do número de pedidos.

No último ano a sensação é que a Black Friday ignorou a crise, porque as vendas dispararam e o faturamento deu um salto de 31%, somando R$ 5,1 bilhões de faturamento. Só na sexta-feira, 27 de novembro de 2020, foram registrados 4,6 milhões de pedidos que impulsionaram o comércio em geral.

O maior índice de compradores da Black Friday em 2020 foram do Sudeste (59%), Norte (59%) e Nordeste (58%).

Para esse ano, o cenário continua parecido na Black Friday 2021.

"A gente vai ter a morte da Black Friday como a gente conhece. Há restrições locais para evitar aglomerações e as pessoas estão com medo de ir às compras presencialmente. Se por um lado existe uma perda de poder de compra, existe também um universo muito grande e reprimido de pessoas querendo comprar durante a Black Friday, o que vai levar a uma corrida para o digital",

É o que aposta Pedro Eugenio, publicitário e presidente do portal BlackFriday.org.br.

Muitos serviços voltaram a operar em 2021 e muitos novos anunciantes prometem movimentar bastante a ação.

Essa é a ocasião perfeita para gestores e donos de restaurantes pensarem em estratégias para conquistar mais consumidores, estimular as vendas, aumentar os lucros e fidelizar os clientes antigos.

Afinal, os resultados são bastante satisfatórios.

E já adiantando aqui, uma das principais dicas para organizar a Black Friday no seu restaurante, é ter um bom planejamento de marketing e financeiro. E implantar medidas como:

  • Criar promoções atraentes para os pratos, drinks e cardápio;
  • Investir na divulgação;
  • Organizar o seu estoque;
  • Preparar seus colaboradores para o período de movimentação;
  • Ofertar atendimento, serviços e produtos de boa qualidade;
  • Estar atento às tendências do mercado.

E uma das maiores tendências, ou melhor, necessidades do setor de restaurantes é o delivery.

Em um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, realizado no início desse ano: 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery nos últimos 12 meses (período de amostra da pesquisa).  E o número de consumidores que realizaram pedidos de comida via delivery teve um crescimento de 80%, quando comparado a 2019.

E se você já tem um sistema de delivery, ou pretende começar um, atente-se aos principais motivos que levam o seu cliente a comprar on-line: praticidade, melhores ofertas e frete grátis.

Nota: Você só irá entender a importância das promoções se colocar toda a atenção do seu restaurante voltada para os seus clientes. É necessário oferecer promoções realmente vantajosas.

Você e o seu restaurante estão preparados para a Black Friday?

Vale lembrar, a Black Friday permite várias oportunidades tanto para aqueles que já estão ativos no segmento, e pretendem alcançar melhores resultados com o crescimento das vendas, quanto para quem pensa em iniciar seu próprio negócio.

E antes de qualquer coisa, é importante ter em mente como as promoções poderão gerar um retorno efetivo para o seu restaurante. Não adianta querer estar dentro de um movimento do mercado sem entender o valor que ele tem para o seu estabelecimento.

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O Gatilho da Escassez e a Black Friday


Gatilhos são grandes aliados do marketing, principalmente do marketing digital. Com um planejamento e estratégias bem pensadas, os gatilhos mentais transformam e influenciam a decisão de compra dos clientes, o que gera mais vendas para o seu restaurante.

E como o nosso foco é aumentar as vendas do seu restaurante, é correto esmiuçar um pouco do que é o gatilho da escassez. Também, como ele funciona nas ações de Black Friday.

Você com certeza já usou, ou ouviu por aí, as seguintes frases:

  • "Reserve agora e garanta 40% de desconto”;
  • "Corra, últimas unidades";
  • "É só até amanhã";
  • "60% de desconto nos primeiros 15 pedidos de delivery";
  • "Enquanto durar o estoque";
  • "Promoção válida até 15h";
  • "Hoje, só R$9,99";
  • "Os 10 primeiros ganham um brinde exclusivo.

Esses estímulos trazem senso de urgência e passam a ideia do que é oferecido, não tem para todo mundo. Assim, seu cliente pre-ci-sa comprar de você naquele momento, ou até aquela data.

Portanto, ao ver um produto, serviço ou oferta limitada, o consumidor tende a agir rapidamente: efetuar a compra. Ele não quer se arrepender, ficar frustrado ou com a sensação de que perdeu a chance de aproveitar uma oferta exclusiva.

A tomada de decisão se torna imediata! Por isso, a estratégia faz tanto sentido em ações promocionais.

E como a Black Friday tem dia e hora para acabar, fica mais fácil entender porque o gatilho da escassez é tão usado nas campanhas de marketing nesse período.

"Você não quer ser a única pessoa na face da Terra a perder os descontos da Black Friday."

Podemos citar aqui alguns gatilhos comuns do mercado, e que você poderá aplicar no seu restaurante para comprovar a eficiência:

  • Sites com contagem regressiva para a compra de produtos, ou contagem das unidades;
  • Produtos com descontos que são desbloqueados após se adquirir outros;
  • Promoções no estilo "compre um e leve outro";
  • Queima de estoque de produtos durante uma live, com descontos exclusivos só para quem está assistindo;
  • Cupons de desconto que só funcionam em um determinado intervalo de dias;
  • Ofertas que duram apenas 24 horas;

Em resumo, se você souber utilizar a escassez de forma assertiva, certamente poderá potencializar as vendas no seu PDV, cardápio digital ou delivery.

Participar da Black Friday é uma forma de melhorar seus resultados de maneira efetiva, mas não apenas isso. É uma oportunidade de otimizar seus resultados a longo prazo também, como uma porta de entrada para um crescimento contínuo.

Acredite, as pessoas não gostam nem um pouco de perder uma oportunidade.

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