FÓRMULA DO DELIVERY: O SEGREDO DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA SEUS CLIENTES

Descubra como encantar e fidelizar seus clientes de forma simples, mas como você nunca pensou antes.

FÓRMULA DO DELIVERY: O SEGREDO DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA SEUS CLIENTES

Após um dia longo e cansativo, você chega em casa e logo vem à cabeça: por que não pedir um delivery?

Na verdade, a prática de pedir uma comida em casa é bem antiga, e podemos chutar que ela acontece há uns 30 anos já. Mas, foram os smartphones e celulares que tornaram ela tão prática e acessível.

Hamburguerias, pizzarias, farmácias e outros diversos tipos de negócios já apostavam no delivery muito antes mesmo da internet, quando o pedido era realizado e agendado através de uma simples ligação. E desde essa época há algo a se admirar e que vamos enaltecer aqui nesse conteúdo: a opção de entrega como um modelo para conquistar mais clientes e ampliar o faturamento.

Mas, o que a princípio pode parecer a solução de todos os problemas, pode se tornar o maior dos seus pesadelos quando a operação não é bem desenvolvida ou resolvida.

Por isso, é muito importante colocar em prática estratégias que tornem a sua entrega mais atrativa aos olhos dos clientes. E isso está totalmente ligado à experiência que eles terão com o seu serviço.

Se você chegou até este conteúdo procurando saber como conquistar clientes no delivery, é porque deve saber que o mercado alimentício está cada dia mais competitivo. Isso acontece porque, hoje, qualquer estabelecimento pode se cadastrar em plataformas de entrega de comida e competir pela atenção do consumidor.

Elaboramos este artigo com uma série de dicas interessantes sobre como atrair e fidelizar clientes no delivery do seu restaurante. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Fatores decisivos para um delivery de sucesso


Fazer promoções fora dos dias de pico, oferecer cupons de desconto, proporcionar modalidades de pagamento diversas, entre outras medidas tornam o seu delivery diferenciado.

Vamos ponto a ponto destrinchar os fatores que compõem a experiência do delivery, que nessa fórmula quase matemática está denominada como “Exp”.

Exp = [(P + E + V) * S ]/ $

Com esse cálculo você poderá garantir que seu cliente tenha uma experiência inesquecível. E, assim, volte a comprar de você várias outras vezes.

Quer entender melhor? Continue a leitura para compreender a importância de cada item dessa fórmula.

O tamanho da sua porção

Como aprendemos no ensino fundamental, vamos resolver os parênteses, da esquerda para a direita. Sendo assim, o primeiro elemento que você precisa se atentar é o “P” que nesse caso significa “tamanho da porção”.

Longe do seu salão, o usuário do delivery não possui referências claras do tamanho dos pratos no seu restaurante, tampouco daquilo que virá até sua casa por meio do motoboy.

Essa é uma boa oportunidade para começar surpreendendo seu cliente, com uma porção que seja grande o suficiente para surpreendê-lo. Porém não grande demais para passar vários dias na geladeira e até mesmo estragar.

O tamanho das porções no cardápio de seu estabelecimento é uma dúvida bastante comum entre proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes. Afinal, o conceito de porção não é tão objetivo e, assim, cada lugar pode definir o seu próprio padrão.

Porém, como o mercado de alimentação é bastante concorrido, é preciso haver um bom senso para que as suas porções possam agregar um diferencial significativo.

Para lhe ajudar a entender o que você deve considerar nesse sentido, nós preparamos esse post. Após a leitura você terá alguns parâmetros para calcular o tamanho e o preço das suas porções.

Por dentro da caixa da embalagem

No delivery, ao contrário do que acontece no salão, você não tem controle sobre como o prato chega até o cliente. Afinal, o trajeto de entrega (o "E" da nossa fórmula) impõe ao produto a pressão de diversos fatores que você não se controla.

Um caminho esburacado pode balançar toda a comida. Um trânsito intenso pode fazer com que o prato chegue frio à casa do cliente, entre outros fatores.

Tudo isso torna o investimento em embalagens robustas que reduzam o impacto um desses fatores primordiais.

Quem tem fome, tem pressa

Ainda que a comida chegue em perfeitas condições na casa do seu cliente, você não vai garantir uma boa experiência (Exp) sem velocidade na entrega (V).

Por isso, é indispensável tornar sua cozinha mais ágil e planejar bem a logística dos pedidos para garantir a satisfação do cliente e evitar cancelamentos.

O tempero é o mais importante

Nessa equação, um elemento tem peso de multiplicador, o “S” de sabor.

Não se engane, todos os elemento são indispensáveis para garantir uma boa experiência para o cliente. Mas, ainda que você entregue uma porção de tamanho adequado, dentro de uma embalagem térmica e bem vedada, segundos depois dele realizar o pedido a experiência, pode ser terrível se não houver tempero.

Por isso, lembre-se sempre que o sabor é o primeiro motor de qualquer negócio do segmento de Alimentos e Bebidas, seja ele especializado em delivery, atendimento em balcão, drive thru, ou fast food.

Algo pode estragar tudo

Contudo, não basta agradar o estômago do cliente. Você precisa também se preocupar com o órgão mais importante do corpo humano: o bolso.

Brincadeiras à parte, não estamos dizendo que você deve ser o mais barato entre todas as opções do iFood ou do delivery próprio. Até porque isso pode acabar com sua saúde financeira.

Lembre-se de cobrar um preço justo e condizente com o mercado em que você atua.

PULO DO GATO: o valor da taxa de entrega é quase sempre um inibidor de vendas. Na maioria dos casos, vale mais a pena reduzir ou eliminar o valor da entrega e embutir a cobrança no valor do produto.

Em resumo, essa fórmula simples Exp = [(P + E + V) * S ]/ $ dá uma visão geral dos pontos em que você precisa intervir para garantir uma boa experiência para o seu cliente.

E você pode ir mais fundo e dominar todos os elementos para construir uma operação de delivery que seja inesquecível, eficiente e rentável.

Mas, para que tanto trabalho com um delivery?

Por que a fidelização de clientes é importante num restaurante?


Não é difícil imaginar as vantagens que podem ser percebidas quando clientes voltam a consumir em seu restaurante. Porém, segundo o Rock Content, há 5 pontos que se destacam quando o assunto é fidelizar os clientes.

  1. Cliente fiel compra novamente: afinal, ele não precisa passar de novo pelo processo de convencimento, pois já testou e comprovou a qualidade dos seus produtos anteriormente;
  2. Indicações verdadeiras: um cliente fiel não recomenda seu produto favorito pensando em receber algo em troca, faz isso simplesmente como um hábito, uma forma de compartilhar algo de valor que encontrou e que pode ajudar os outros. Isso é fantástico para qualquer marca, pois recebe indicações espontâneas e empolgadas a todo tempo, muitas vezes em momentos em que ela nunca seria capaz de se infiltrar com sucesso, como um churrasco de família. clientes fiéis divulgam a empresa sem receber nada em troca, que é a maneira mais sincera, espontânea e convincente possível. Indicações são espontâneas e constantes.
  3. Crescente valor de compra: quando um cliente se fideliza, não é apenas a frequência de suas compras que aumenta, mas também o valor médio gasto em cada uma delas;
  4. Receita previsível: por meio de dados de gasto médio, frequência de compras e outras informações dos clientes fidelizados, é possível prever com maior precisão o quanto a empresa receberá no mês, reduzindo assim a temida imprevisibilidade financeira;
  5. Feedback eficiente: quando a clientela é fiel, está mais disposta a dar retornos sinceros e, consequentemente, assertivos. Afinal, não estão “perdendo tempo” tentando consertar algo que utilizam raramente, mas tentando melhorar suas experiências que acontecem com frequência.

Como fidelizar os clientes em meu restaurante delivery?

São diversas as formas de fidelizar os clientes. Criar um relacionamento mais estreito com eles, por exemplo, fazendo-os se sentirem queridos e bem tratados ali dentro é algo valioso, que não se compra.

Outra opção é a promoção em dias específicos da semana, os de menor movimento.

Uma alternativa certeira é oferecer o melhor suporte possível em eventuais problemas. Isso porque a maioria das relações se estabelecem quando algo dá errado.

Ou seja, não é o envio de um lanche frio, por exemplo, que faz o cliente não comprar novamente, mas a atitude do restaurante perante aquela situação.

Se o atendente responde de maneira mal-humorada e a reposição do lanche demora a chegar, por exemplo, ele provavelmente não voltará a pedir naquele lugar.

No entanto, se o estabelecimento se mostra atencioso com o assunto, pede desculpas pelo erro e compensa o cliente enviando dois lanches, o cliente terá uma boa impressão da marca, aumentando as chances de se fidelizar a ela.

Além disso, você pode criar um programa fidelidade de delivery, onde seu cliente após realizar 10 compras ou consumir algum valor específico, por exemplo, ganha algum benefício quando voltar em seu estabelecimento ou realizar o próximo pedido.

3 passos para fidelizar os clientes do seu delivery de comida:

1. Cumpra a sua palavra

Uma das qualidades mais procuradas pelo consumidor do delivery de comida é o cumprimento do prazo de entrega. Isso porque, geralmente, quem pede, já está com fome. Assim, um passo imprescindível se você deseja fidelizar os clientes é ser honesto quanto ao prazo necessário para a entrega e cumpri-lo.

Analise adequadamente quanto tempo leva para o processamento do pedido, o preparo do prato e a entrega para cada local. Se você notar que o tempo necessário será muito longo, não enfeite a realidade.

Fornecer uma informação enganosa para o seu cliente só vai contribuir para a insatisfação. Sendo assim, busque por maneiras de reduzir o tempo necessário. A seguir, implemente controles para garantir que todos os pedidos cumpram cada etapa no prazo adequado.

2. Escute o seu cliente

Entregar no prazo prometido é apenas o primeiro passo para fidelizar os clientes do seu delivery. Oferecer um produto de boa qualidade, que chegue com acondicionamento correto e na temperatura ideal também é indispensável.

Mas o fato é que, por mais que você preste atenção a todos os detalhes, o consumidor final sempre terá observações a fazer, baseadas na experiência de consumo real.

Por isso, invista em uma plataforma que lhe permita comunicação eficiente com o consumidor.

A partir daí, preste atenção em críticas, elogios e sugestões. Todas eles são excelentes oportunidades de melhorar (e ótimas dicas para fidelizar)!

3. Invista no relacionamento para fidelizar os clientes

A entrega aconteceu no prazo, o pedido chegou nas condições ideais e ainda estava uma delícia! Ficou fácil de fidelizar os clientes, certo? Errado!

É preciso oferecer diferencial para se destacar da concorrência e assim garantir que seu cliente não migre para outros estabelecimentos.