COMO DEFINIR METAS DE CURTO E LONGO PRAZO PARA O SEU RESTAURANTE

Você está definindo metas financeiras de curto e longo prazo para o seu restaurante? Aprenda como com esses objetivos e exemplos.

COMO DEFINIR METAS DE CURTO E LONGO PRAZO PARA O SEU RESTAURANTE

Você está definindo metas financeiras de curto e longo prazo para o seu restaurante? Aprenda como com esses objetivos e exemplos.

Como proprietário ou gerente de um restaurante, quantas horas por semana você gasta exportando e atualizando planilhas do Excel para avaliar o sucesso do seu restaurante?

E quando você finalmente tem os números e determina suas principais métricas de desempenho (KPIs), você define metas de restaurante baseadas em dados para o ano, mês e dia? Ou você olha para todos os números na folha e diz: “Bem, meu restaurante está ganhando dinheiro, então devo estar fazendo algo certo”, e termina o dia?

A verdade é que os números dos restaurantes podem contar qualquer história que você queira que eles contem. Mas, para contar a história certa e se preparar para o sucesso, você precisa definir metas de curto e longo prazo. Ao fazer isso, você pode mergulhar nas coisas boas, ruins e feias das vendas do restaurante e da análise do menu.

Com a plataforma de análise de restaurante certa, você pode determinar facilmente exatamente quais partes de seu negócio estão aumentando seus lucros e quais precisam de melhorias - em vez de gastar horas lutando com gráficos, cadernos e tabelas para obter a mesma resposta.

1. Aumente as vendas líquidas mensais de restaurantes

As vendas líquidas dos restaurantes podem ser a métrica mais importante para o seu negócio. É a base para todas as análises do seu restaurante. Na verdade, o sucesso do seu restaurante depende totalmente deste número.

As vendas líquidas são iguais às vendas brutas menos os descontos, e pode ser difícil calcular todos os dias se você estiver preso a vasculhar as receitas de ontem. Se você puder acessar esse número de qualquer lugar a qualquer momento por meio de sua plataforma de análise de restaurante, você pode se concentrar menos em encontrar esses números e mais em aumentá-los.

Dependendo dos dados históricos do seu restaurante, localização e o que você sabe sobre como a sazonalidade afeta seu restaurante, você deve definir metas para que as vendas líquidas do restaurante aumentem mês a mês.

Objetivo do restaurante: aumentar as vendas líquidas em 5% mês a mês


2. Aumente as vendas líquidas diárias de restaurantes

Às vezes, é útil ampliar um pouco e ver um instantâneo diário das vendas líquidas do restaurante. Pode ajudá-lo a ver que as promoções estão funcionando ou não, e descobrir onde se pode apoiar para impulsionar as vendas.

Aqui está um exemplo: um restaurante fez uma promoção de fim de semana nos dias 14 e 15 de dezembro e,  ela gerou a maior parte das vendas do mês. Sem essa promoção, eles podem ter visto uma média de vendas líquidas por dia de aproximadamente R$13.000, mas agora eles aumentaram esse número para aproximadamente R$15.000.

A promoção obviamente melhorou as vendas deste restaurante, então eles podem querer adicioná-la ao manual para ser executada uma vez por mês ou trimestre.

Objetivo do restaurante: aumentar as vendas líquidas médias por dia em 10%


3. Melhorar a produtividade do funcionário

Os dados de vendas do restaurante também podem ajudá-lo a decidir quando aumentar e diminuir o número de funcionários, economizando em custos primários e de mão de obra.

Por exemplo, um restaurante está mais movimentado entre as 14h00 e 15h00 às quintas e sextas-feiras. Isso significa que eles devem contratar seus funcionários de melhor desempenho nessas ocasiões para melhorar a porcentagem de custo de mão de obra.

Objetivo do restaurante: melhorar a porcentagem de custo de mão de obra em 5% e diminuir o risco de roubo

4. Melhorar novos fluxos de receita

De acordo com o Relatório de sucesso de restaurantes de 2019, 77% dos clientes marcaram os programas de fidelidade como “Um pouco importantes” ou “Muito importantes” para a experiência dos clientes. E 59% marcaram os programas de cupom como “Um pouco importantes” ou “Muito importantes”. Portanto, novas fontes de receita como essas podem contribuir significativamente para o crescimento de sua base de clientes.

Objetivo do restaurante: aumentar o novo fluxo de receita para 15% do total de transações


5. Melhore seus itens mais vendido

Se você está familiarizado com a engenharia de cardápio - uma maneira de avaliar os preços atuais e futuros do cardápio do restaurante usando dados do restaurante para influenciar as decisões de design e conteúdo - você sabe que as "estrelas" do seu cardápio são seus itens mais populares e mais lucrativos.

Mas se você não tem acesso aos dados das suas vendas, você pode fazer a engenharia do menu da maneira antiga - investigando a porcentagem de custo dos alimentos, margem de contribuição, popularidade do item e design e psicologia do menu.

Existe um bife mais barato que você possa comprar para melhorar sua porcentagem de custo? Você poderia mudar o design do seu menu para mover um item de baixo custo e alto lucro para um lugar melhor no menu? A engenharia de menus pode ajudá-lo a responder a perguntas como essas e outras.

Objetivo do restaurante: melhorar o valor líquido do item do cardápio em 20%.

6. Teste novos itens de menu

Com um detalhamento de seu mix de produtos, você pode ver exatamente como um novo item de menu se compara ao resto e até mesmo obter ideias para outros itens de menu com base em solicitações dos clientes. Embora talvez não saibam, seus clientes costumam ser seus melhores geradores de ideias para novas receitas.

Para testar o sucesso de um novo item de menu, calcule as vendas líquidas médias de cada item de menu ao longo de um mês. Em seguida, adicione um novo item ao seu menu por um mês. Depois que o mês terminar, verifique se as vendas líquidas mensais do novo item do menu superam a média. Em caso afirmativo, você pode querer mantê-lo em sua escalação.

Faça um teste gratuito com a Yooga e tenha todos os seus dados na sua mão para tomar as decisões corretas sobre seu produto

Objetivo do restaurante: Fazer com que as vendas líquidas dos novos itens do menu excedam a média das vendas líquidas dos itens do menu