COMO DEFINIR OS RESULTADOS DA BLACK FRIDAY NO MEU RESTAURANTE

Para saber se o seu negócio teve sucesso durante o evento, fique de olho nesses números.

COMO DEFINIR OS RESULTADOS DA BLACK FRIDAY NO MEU RESTAURANTE

A Black Friday está cada dia mais próxima!

O alinhamento com os fornecedores, a preparação do estoque, a melhoria dos processos internos, tudo isso se soma para impulsionar as vendas do seu restaurante no mês de novembro.

Em breve você verá o resultado de todo o esforço desenvolvido.

As ações de Black Friday marcam intensa atividade nesse período do ano e o tempo é bastante precioso. Por isso os ajustes finais se fazem tão necessários e devem ter uma execução rápida, com base em dados, relatórios corretos e sempre atualizados.

E para que você não perca tempo você precisa estar por dentro das principais métricas dessa operação.

Na Black Friday, em vez de analisar uma quantidade enorme de dados do seu restaurante, gestores e donos precisam entender o que está funcionando bem e concentrar sua atenção no que é preciso melhorar.

Assim, separamos aqui alguns indicadores básicos para você ser capaz de agir rápido caso algo esteja dando errado. Ou mesmo para entender o quão valioso foi participar do evento que move intensamente as vendas nesse período do ano: a Black Friday!

Black Friday 2021: mais visibilidade para o seu restaurante e mais clientes!


Até esse momento já deu para perceber como o seu restaurante tem a ganhar com a Black Friday, não é mesmo?

Executando as tarefas de forma correta, como já mencionamos no planejamento e colocando as dicas em prática, você conquista novos clientes e tem um aumento considerável em seu faturamento.

Você e o seu estabelecimento devem estar preparados para um movimento muito mais alto que o normal. Por isso, incentive reservas com antecedência, se for o caso do seu restaurante. E se sua promoção promete gerar enorme expectativa, contrate reforços para a cozinha e para o atendimento.

Não se esqueça de investir na divulgação e reforçar o pedido dos insumos aos seus fornecedores! Você irá atrair muitos clientes e não queremos uma quebra de expectativa justamente quando o seu bar, hamburgueria, açaí ou pizzaria estiver a todo vapor, bombando em vendas.

Dica quente: Você não precisa limitar as ações apenas à data da Black Friday. Que começar a fazer preços especiais durante a semana ou quinzenalmente e aumentar a visibilidade do seu restaurante?

Vamos começar falando de alguns pontos principais para a mensuração dos resultados da Black Friday no seu restaurante.

Fique atento a esses 2 pontos!

1) A experiência dos seus clientes deve ser planejada

O que você entende como uma boa experiência de consumo?

Agora, pense nessa mesma pergunta, mas aplique à sua ação de Black Friday.

  • Conseguir comprar com agilidade;
  • Ter acesso a um desconto que realmente agrada;
  • Adquirir um produto de qualidade;
  • Sentir que realmente fez um bom negócio e economizou naquela compra;
  • Ter um atendimento ágil e mesmo assim cordial no momento.

Analisou bem esses pontos? Pois, todos eles importam.

E para que todos os seus clientes tenham uma experiência incrível com a Black Friday do seu restaurante, a jornada de consumo deles precisa ser planejada.

  1. Qual o primeiro ponto de contato entre a sua hamburgueria e o consumidor?
  2. Ele consegue realizar a compra de forma rápida e sem nenhuma barreira?
  3. Existem canais onde ele pode tirar dúvidas de forma imediata: chat on-line, direct, WhatsApp, página de FAQ?
  4. Você consegue dar continuidade ao relacionamento com esses cliente no pós-venda?

Planejar a experiência dos seus clientes em uma ação promocional é fundamental para diferenciar você dos seus concorrentes, que ele também realizou algumas compras.

Sim, como é um evento já bastante conhecido por gerar bons resultados, muitos restaurantes já entraram na onda e também fazem a Black Friday.

Desse modo, esteja muito bem preparado(a) com todas as dicas que temos no e-Book Black Friday para restaurantes.

2) Tenha metas para a campanha de Black Friday do seu restaurante

Você montou uma ação promocional?
Já tem um orçamento pronto e sabe para quem direcionar seus anúncios?

Ótimo!

Mas, qual é o seu objetivo final?
O que de fato você quer conquistar com a Black Friday no seu restaurante?

Não se engane com termos vagos como “aumentar a lucratividade” ou “atrair mais clientes”. Você precisa definir uma meta mais concreta para que o sucesso possa ser medido.

O melhor a se fazer é estabelecer isso em números. Como a quantidade de clientes que estiveram no seu restaurante durante a promoção, o comparativo do número de vendas, o lucro obtido etc.

Isso será muito útil para direcionar várias de suas decisões no meio do caminho e após, para as próximas promoções.

Acompanhe o progresso e os resultados da Black Friday de perto


É sempre bom repassar que você deve acompanhar seus resultados durante e após a execução de uma ação promocional.

Se você não mede seus resultados, não tem como saber se você alcançou ou não a sua meta. Lembra que frisamos logo acima que você precisa de números?

Além disso, é sempre bom entender que, com a ajuda dessas estatísticas, você pode encontrar possíveis falhas em seu planejamento original e identificar suas causas mais facilmente.

E identificar falhas não é um sinônimo de que a sua ação foi ruim, ou que você não deve repetir no próximo ano. Pelo contrário, aprender a mensurar seus resultados serve para realizar alterações na criação de promoções e campanhas mais eficazes nas suas próximas tentativas.

Agora que você entende como ter mais resultados na Black Friday do seu restaurante, é hora de usar esse conhecimento para maximizar seu desempenho. Com um pouco de preparo, você certamente vai alcançar números bem elevados de sucesso.

De olho no percentual de crescimento

Os principais objetivos de todo gestor ou dono de restaurante é ver o seu negócio crescer, ter lucratividade, aumentar as vendas. E, para isso, é essencial monitorar esse crescimento de forma quantitativa.

Quando esse percentual é medido periodicamente, é possível identificar rapidamente se o crescimento não está adequado diante do esperado, e tomar decisões mais conscientes.

Use um comparativo da receita atual do seu restaurante com a receita do período anterior ao início da promoção. Aplique a regra de três simples e terá com resultado o seu percentual de crescimento.

Não descuide da margem de lucro do seu restaurante

Um erro bem grave, mas que ainda acontece em muitos restaurantes, é a criação de uma promoção que vai um pouco longe demais. Aquela que excede o que você realmente pode oferecer.

No geral, são eventos que duram mais do que deviam ou que baixam os preços dos produtos, pratos e bebidas muito além do limite.

O resultado é um número enorme de vendas, mas um grande prejuízo no fim do mês. E isso acontece quando você não tem o controle real do seu negócio.

É bom lembrar que, mesmo em épocas de promoção, ainda é importante que cada venda tenha uma margem de lucro razoável. Sem isso, não será possível tirar muito proveito das suas campanhas.

Não adianta nada fazer 1000 vendas a mais em um mês e perder R$10 em cada uma delas.

E para entender melhor sobre a sua margem de lucro, você deve estar por dentro do valor dos seus insumos e custo dos seus alimentos

Quanto maior o seu ticket médio, melhor.

O ticket médio é o valor médio de cada pedido. Esse é um indicador que varia muito em função da categoria de produtos com a qual você trabalha.

Esse indicador é fundamental para entender como está funcionando a dinâmica de vendas do seu restaurante. Ele indicará a média de receita gerada por refeição vendida.

Assim, o gestor pode acompanhar e intervir quando identificar um ticket médio abaixo da meta. E para conseguir aumentá-lo, você deve melhorar as estratégias de venda, como adotar um cardápio digital para o seu restaurante, por exemplo.

Para calcular o ticket médio do seu restaurante, divida o seu volume de vendas pelo número de pedidos fechados.

Também é possível detalhar o ticket médio por dispositivo de acesso, por canal de venda, local ou horário de compra, entre outros fatores que permitem entender melhor o que está acontecendo no mercado.

Desconto médio mantendo a lucratividade

O desconto médio serve para entender o quanto sua hamburgueria acertou na precificação dos produtos.

Em um mundo ideal, você conseguiria vender sem promover descontos excessivos, mas, na Black Friday, seus clientes esperam boas oportunidades promocionais.

Por isso, para entender o comportamento do cliente é preciso desdobrar esse indicador em categorias e itens mais específicos.

Calcule o desconto médio dividindo o preço cheio dos produtos pelo preço efetivo de venda. Nessa análise, leve em conta todo tipo de gatilho promocional desenvolvido, como “Compre Junto”, compras por volume ou cross selling.

É preciso oferecer bons descontos para chamar a atenção do cliente na Black Friday, mas descontos excessivos podem gerar vendas com prejuízo.

Mas, há alguns fatores com o que se preocupar sobre o desconto médio do seu restaurante.

Ele pode estar muito alto por causa de problemas nas compras de produtos dos fornecedores, ações da concorrência, que podem ser mais competitivas em itens importantes, e questões comportamentais dos seus clientes.

Atente-se ao lucro bruto do seu restaurante

Essa é uma métrica essencial para o controle de gastos e planejamento mensal, pois define quanto o restaurante tem disponível para lidar com os custos fixos.

O lucro bruto é um dado muito importante, que deve ser acompanhado sempre. Caso esteja baixo, é necessário agir rápido, com novas estratégias.

Saiba qual é o custo de mercadoria vendida (CMV)

O CMV é o valor gasto para produzir cada prato do seu cardápio e, diante disso, é uma das métricas mais importantes para a gestão do seu restaurante.

É necessário ter esse quantitativo com frequência, já que o preço dos produtos para produção variam bastante. O ideal é calculá-lo diariamente ou, no máximo, semanalmente, e garantir que o resultado final esteja sempre dentro de 28% a 31% da receita, podendo chegar no máximo a 35% da receita do seu restaurante.

Quer mais dicas para dar os próximos passos? Então clique no banner para acessar o e-Book "Black Friday para restaurantes" e aprenda mais agora mesmo!

Com as estratégias que citamos aplicadas corretamente, certamente você começará a ter mais resultados em suas promoções e vendas. Mas fique muito atento à forma como você vai fazer.

Nesta Black Friday, restaurantes com uma estrutura sólida estarão em vantagem, pois conseguirão atender melhor seus clientes. Por isso, conte com a Yooga para uma gestão mais suave e assertiva para o seu negócio!

#VemPraYooga