DICAS INFALÍVEIS PARA A BLACK FRIDAY DO SEU RESTAURANTE

Coloque essas dicas de promoções em prática e veja seu restaurante vender muito mais na Black Friday.

DICAS INFALÍVEIS PARA A BLACK FRIDAY DO SEU RESTAURANTE

Chegou o momento de colocar em prática tudo que foi planejado! Vamos dar início às promoções de Black Friday para o seu restaurante.

Espera aí, você ainda não está preparado? Corre que ainda dá tempo de planejar uma boa ação de vendas para a data que acontece na última sexta de novembro.

Já falamos sobre como é importante o seu restaurante participar da Black Friday, o evento de maior lucratividade do ano, até mais que o Natal. E, também, já te ensinamos como se preparar para a data.

Agora chegou o momento esperado de falarmos das promoções.

Você quer atrair novos clientes para a sua hamburgueria? Quer que os seus clientes já fiéis se sintam motivados a comprar mais da sua pizzaria? Ou mesmo, que eles indiquem a sua sorveteria com mais frequência?

Faça o bom uso das promoções, principalmente na Black Friday!

O que está por trás de uma boa promoção?


Antes de darmos as melhores dicas dessa Black Friday para o seu restaurante, queremos deixar alguns pontos claros.

Falaremos inicialmente sobre os requisitos fortes que fazem uma promoção ser realmente boa.

A promoção deve ser vantajosa para o cliente

Parece meio óbvio, mas não custa a gente frisar: o principal objetivo de uma promoção é o seu cliente perceber que ele está ganhando com ela.

E para que ele tenha essa percepção já ao primeiro contato com o que você oferece, sua promoção deve ser expressiva.

Aplique descontos reais e divulgue. Mostre o valor anterior e o quanto seu cliente estará economizando adquirindo seu produto naquele exato momento.

Você não quer que ele fique com a sensação de “trocar seis por meia dúzia”. Até porque, se ele sentir isso, não irá comprar de você.

Promoções devem trazer lucratividade para o restaurante

Se você faz uma ação promocional no seu restaurante, ela deve ser vantajosa também para o seu negócio.

Porque de nada adianta dar um desconto ou reduzir o preço do seu açaí, café ou drinks, se isso vai te levar a um valor negativado nas contas ao final do mês.

O que queremos dizer é que a sua promoção deve gerar volume de vendas e, aí sim, compensar a margem menor de ganho por pedido.

Que tal trabalhar com aqueles produtos que já possuem uma margem maior de lucratividade?

A promoção do seu restaurante deve ser facilmente compreendida

É comum vermos por aí inúmeras promoções, mas que não geram engajamento. Você já passou por isso?

É muito provável que o erro estava na quantidade de regras da sua promoção.

Fique tranquilo! Muitos caem nessa armadilha porque querem fazer a promoção, mas não sabem como. E esse é o seu momento para aprender.

O que você deve evitar:

“Na compra de dois açaís grandes ganhe outro pequeno (300ml). Válido somente para a compra de dois açaís grandes de 750 ml cada e da categoria especial, para pedidos feitos via aplicativo somente, entre 12h e 17h de terça a quinta”.

Vamos levantar a quantidade de regras que foram mencionadas:

  • O tamanho do açaí: somente na compra do grande - 750ml
  • Quantidade: dois açaís
  • Categoria do açaí: somente a especial
  • Forma do pedido: somente via app
  • Horário: das 12h às 17h
  • Dias da semana: terça a quinta

Não é difícil entender porquê não se vendeu muito açaí durante essa promoção.

Ficou muito mais difícil para os clientes atenderem todos os requisitos e conseguirem efetuar a compra.

Outro fator que pode impedir uma compra de ser realizada, é ela não ser ofertada em todos os canais de atendimento (esse é o próximo requisito de uma boa promoção que falaremos).

A promoção ideal para a Black Friday do seu restaurante tem que ser simples, direta e de fácil entendimento. Muitas regras podem desestimular o movimento do seu cliente para a compra.

Sua promoção deve ser acessível, fácil de comprar.

O item anterior impacta diretamente na forma como o cliente pode comprar a promoção: quando ela é muito complexa, fica inviável disponibilizá-la em alguns canais de atendimento, como o aplicativo de pedidos on-line.

Permitir a compra da promoção por todos os seu meios de atendimento evita que as linhas telefônicas fiquem congestionadas. Afinal, se essa é a única forma de comprar, então é lá que os clientes vão pedir.

E todos sabem que telefone congestionado só causa a perda de vendas e exige mais funcionários para fazer o atendimento.

Legal, mas agora que você já conhece os objetivos principais e sabe que além deles você pode também trabalhar objetivos secundários, vem a dúvida prática: quais promoções posso fazer no meu estabelecimento?

Promoções para a Black Friday do meu restaurante


Seu desejo é aumentar as vendas, certo? Ou talvez seja escoar algum produto do estoque. Que tal também fidelizar um grupo específico de clientes? A verdade é que as promoções servem para mais do que simplesmente aumentar sua receita. Elas têm uma importância estratégica, e tudo dependerá dos objetivos do negócio.

Combos especiais de Black Friday

Crie combos especiais para a Black Friday, como uma nova combinação nunca ofertada antes. Fique atento para ver a reação deles e depois avalie se vale a pena incluir a ideia no cardápio definitivo.

Ou, que tal manter os preços dos pratos, mas colocar um valor mais atrativo para o cliente que adquirir junto uma bebida? Quem sabe, uma sobremesa. Ainda seguindo essa ideia, vale a pena oferecer menus fechados para o almoço. É a opção de Prato Executivo, com bom apelo financeiro para o consumo de entrada, prato principal e sobremesa já determinados pela casa.

Um prato carro-chefe do seu restaurante também pode ser oferecido com o acompanhamento favorito dos seus clientes. E se o seu negócio utiliza um cardápio digital, coloque a promoção em destaque para o fácil acesso e peça a eles que, na hora do pedido, escolham a sobremesa que mais gostam do seu restaurante.

Gatilho de Wish Lists nas redes sociais

Interaja com os seus seguidores nas redes sociais, com “caixinhas de perguntas” ou enquete nos Stories. Peça para eles escolherem a “lista de desejos” deles dentro do cardápio que você oferece. Seria: “Quais sabores você compraria agora se tivesse um bom desconto?”

Verifique quais foram os produtos mais desejados e aplique uma boa promoção exatamente para os escolhidos. Mas não se esqueça de informar os seus clientes sobre a promoção.

Implemente um contador de tempo

Você já reparou que nós tendemos a tomar uma decisão mais rápida quando temos pouco tempo para pensar sobre ela? Essa é uma estratégia que você pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no dia mesmo.

Se possível, implemente um contador de tempo regressivo nas suas páginas de venda. Algo como: “ Desconto válido para as próximas 5 horas” (e a contagem cai conforme passa o tempo para a compra). Ou crie tempos de desconto: “Oferta válida só no almoço”, “Só hoje”, “Válido somente para as compras do dia 26 de novembro” etc.

O tempo reduzido para a compra deve estar associado ao desconto. Porque o seu cliente só fará o movimento de adquirir o produto quando ele perceber que ele pode perder a chance de comprar com preço reduzido.

Quer ter acesso a muito mais dicas, ideias e um passo a passo de como fazer a Black Friday no seu restaurante? Baixe agora o nosso e-Book.

Ofertas de Black Friday para o seu delivery próprio


Seria uma oportunidade definitivamente perdida não estender as ações da Black Friday do seu restaurante também para pedidos de delivery.

A Black Friday do ano anterior foi marcada por esse canal de vendas e se tornou uma forma dos clientes aproveitarem as ofertas sem sair de casa.

Dica quente: Ofereça promoções exclusivas para os seus clientes potenciais, aqueles que mais compram de você. Através de um relatório de vendas e saída de produtos, você saber a frequência, a quantidade e o valor que cada cliente gasta no seu estabelecimento. E se você ainda não tem uma gestão de clientes, vale a pena avaliar essa solução para o seu restaurante.

Cupons de desconto

Vouchers ou cupons são grandes atrativos em um estabelecimento. Você pode disponibilizar de inúmeras maneiras: para clientes que frequentam o restaurante, em plataformas on-line de descontos ou participar de ações pontuais, como a Black Friday.

Recompense os clientes da Black Friday com um cupom de desconto futuro.

É uma situação em que todos ganham: você terá uma compra repetida, e que possivelmente levará a outro cliente fiel; já os clientes, terão um incentivo para experimentar sua comida não uma, mas duas vezes a um preço com desconto.

Quer misturar as coisas? Ofereça a seus clientes de delivery um cupom para um jantar em seu restaurante tradicional, se deseja oferecer a eles uma experiência interna também.

Para atrair a sua própria clientela, envie os cupons por e-mail, mensagens de texto, ou WhatsApp e conte com a plataforma Yooga para garantir os descontos aos seus clientes. Os valores podem iniciar em 10% e ir até o “pague um, leve dois”– o que garante uma boa procura de clientes acompanhados, sejam casais ou grupos de amigos.

Programa fidelidade

Recompensar os clientes mais leais ao seu restaurante é uma maneira infalível de transformá-los em fãs para toda a vida. Quanto mais você investe no crescimento de sua base de clientes recorrentes, menos terá que investir na obtenção de novos clientes. E convenhamos, é muito mais barato para você fidelizar os atuais clientes, que focar apenas na captação dos novos.

Assim que o usuário abre o seu cardápio digital, tem acesso ao programa fidelidade sugerido pelo seu restaurante. Seja para acumular pontos nos pedidos e ganhar um novo produto após uma pontuação acumulada, ou com descontos específicos após atingir a pontuação estipulada.

Com o sistema de delivery próprio Yooga você personaliza bônus de compra, define taxas de acúmulo e resgate, oferece prêmios de aniversário, personaliza os benefícios e muito mais.

Faça uso dessa tática para que os clientes voltem posteriormente, resgatem seus prêmios e, consequentemente, consumam mais.

Acompanhamento ou sobremesa grátis

Ofereça um acompanhamento ou sobremesa grátis para os primeiros 100 a pedir no delivery.  Desta forma, você cria um senso de urgência, recompensando apenas os primeiros 100 (ou 50 ou 1000, dependendo do tamanho da operação de entrega) com uma sobremesa ou acompanhamento gratuito.

Para isto, basta postar um código de pedido especial único, por exemplo “BLACKFRIDAY”, em suas contas de mídia social e não se esqueça de manter seus seguidores informados quando o número máximo de resgates for atingido.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter uma Black Friday incrível, gerando ótimas experiências com os seus clientes e consumidores.

Vamos colocar em prática?

É simples fazer uma promoção no seu restaurante


Simples porque Yooga é isso, feita para simplificar a gestão do seu negócio.

Você cria uma promoção usando cupons de desconto em poucos cliques, apenas configurando a porcentagem ou o valor que pretende oferecer. Exemplos:

  • Porcentagem: com 15% de desconto;
  • Valor: com R$20 de desconto.

É possível também criar combos promocionais com o seu cardápio digital, com promoções personalizadas. Ou mesmo, incentivar novas compras dos seus clientes com um programa fidelidade.

Essas promoções podem ser feitas tanto para aplicar diretamente no PDV do seu restaurante ou pelo seu Delivery Próprio.

Faça o teste de 7 dias gratuitos e veja todas as possibilidades que um sistema de gestão suave oferece!

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