MOBILE MARKETING E SUAS FUNCIONALIDADES PARA RESTAURANTES

O uso de dispositivos móveis em ações de marketing se mostra cada vez mais necessário, contando com estratégias pensadas para o cliente que está com o celular na mão.

MOBILE MARKETING E SUAS FUNCIONALIDADES PARA RESTAURANTES

Se você iniciou essa leitura com o celular na mão, pronto! Você é um alvo do mobile marketing.

Já parou para pensar quantas vezes ao dia você olha o seu celular? De acordo com uma estimativa da empresa sueca Ericsson, a população mundial acessa o aparelho mais de 220 vezes ao dia. É fácil entender o porquê! Celulares são extremamente úteis e divertidos.

A internet se tornou a maior ferramenta intelectual e de informação capaz de absorver um indivíduo. No Brasil, o celular já é o principal meio de acesso a ela. E um fato interessante é que aqui já temos mais aparelhos celulares que a população brasileira. São 234 milhões de acessos móveis no país, além de 424 milhões de dispositivos digitais em uso hoje.

Isso significa que todo mundo, a todo o momento, está conectado, ligado, navegando na internet ou transitando entre as inúmeras redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, entre outras. E o mobile marketing nada mais é que aproveitar todo esse espaço para atingir o seu público-alvo exatamente onde ele está, da forma mais eficaz possível e através do celular.

Agora imagine todo esse propósito voltado para o seu restaurante. Conseguiu? Continue lendo, que vamos clarear melhor como o mobile marketing pode ser uma estratégia certeira para o seu estabelecimento.

Os números do mercado digital


Na nossa atualidade, a pandemia deixou algo imediatamente claro: a necessidade de varejistas, especialmente os de alimentos, investirem em um modo agradável e sem atritos para que as pessoas comprem quando, como e onde quiserem. Estatísticas mostram que a receita do mercado global de entrega de alimentos on-line tem um aumento de 27% ano a ano e as projeções para 2024 é que ele movimente US$182,3 bilhões de dólares. Os usuários de serviço de entrega também crescem a cada ano e tendem a chegar a 2 bilhões nos próximos três anos. Ambas estimativas foram publicadas pelo portal Mercado & Consumo.

E o delivery, que era uma tendência, se tornou uma necessidade. Assim deve continuar! Afinal, transformou os hábitos de compra e consumo de alimentos fora do lar. Um levantamento da Statista, empresa especializada em dados de mercado de consumidores, destaca o Brasil no segmento de delivery na América Latina. Somos responsáveis por quase metade do delivery, representando 48,77% dessa fatia.

O número de compras on-line via dispositivos móveis cresce diariamente. Já representa mais de um terço das transações que movem o comércio eletrônico.

Usuários de celulares iniciam sua jornada de compra ainda no aparelho, pesquisando determinados produtos e serviços em mecanismos de busca, como o Google. Esse público representa 63% das experiências de compra registradas no mercado mundial, como aponta o relatório divulgado pelo ThinkwithGoogle. Dados mercado brasileiro também trazem números estimulantes. Como mostra o blog Showmetech a respeito de uma pesquisa encomendada pela PayPal - empresa de pagamentos online, 66% dos brasileiros acessam sites de compras e serviços por pelo menos uma vez ao dia. Ainda, segundo o relatório relatório WebShoppers, compras feitas em aparelhos móveis representam um faturamento de mais de R$5 bilhões de reais.

Tamanha expressividade do mercado não pode passar batido, porque a expectativa para esses números só tende a crescer. E se todos os públicos estão concentrados nesse mesmo local, que é a internet, é tempo de atacar com ações de estratégia digital para mobile. Esse é um ponto definitivo para quem quer se destacar no disputado mercado de alimentação fora do lar.

Você ainda se pergunta se é necessário investir em mobile marketing? Por isso trouxemos aqui razões que vão acabar com as suas dúvidas. E pode ter certeza, seu público e seu restaurante vão agradecer!

Faça um mobile marketing mais assertivo


O mobile marketing é um conjunto de estratégias de marketing voltado para dispositivos móveis que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público. Esse contato é feito através das funcionalidades de celulares, tablets, smartphones e outros aparelhos móveis.

São várias as formas de se fazer mobile marketing. O que pode variar é o canal onde você vai atuar para levar o seu restaurante até o seu cliente. Enviar cupons via SMS, interagir via e-mail com sugestões, segmentar anúncios conforme a localização, criar ações exclusivas dentro do WhatsApp como a interação com um chatbot ou mesmo um programa de fidelidade, são estratégias a serem desenvolvidas.

Dispositivos móveis, além de facilitarem a comunicação entre indivíduos, hoje representam a aproximação entre cliente e marca. Antes seu cliente fazia uma ligação ou mandava um e-mail para saber qual seu horário de funcionamento, se abria aos domingos, ou se oferecia serviço de delivery. A busca por informação nesse formato também acontecia no caminho contrário, de marca para cliente. Agora, essa interação é feita pelo WhatsApp ou redes sociais.

Entrar em contato, adquirir informações, ou fazer compras diretamente em um app coloca você, enquanto empresa do segmento de serviços alimentícios, mais presente na vida do seu cliente. As mensagens são entregues de forma eficiente e imediata, e isso corresponde ao uso cada vez maior de aplicativos. Mas pense além da agilidade do processo. Considere também entregar uma informação valiosa e relevante. Quanto mais valor tiver seu conteúdo nessas interações, melhor será a imagem de marca e, com isso, seu cliente se sentirá mais disposto a voltar a comprar de você.

Seja direto, amigável, persuasivo e honesto nas suas propostas. Considere o uso de frases, parágrafos e mensagens curtas porque são mais fáceis de serem lidos pela tela do celular. E tenha em mente que é fundamental sempre privilegiar o benefício que você gera para o seu público.

Nota: A integração entre ambiente on-line e físico são a premissa para qualquer negócio se posicionar à frente de seus concorrentes.

10 ações de mobile marketing para você colocar em prática agora!

O mobile marketing é uma estratégia que o seu restaurante não pode ignorar. Porque as pessoas estão comprando e fazendo transações financeiras on-line a todo momento pelo celular. É cômodo e muito mais fácil!

E pensando na maior lucratividade do seu restaurante, pizzaria, food truck, ou sorveteria, separamos aqui algumas dicas e ações para você planejar as suas estratégias de mobile marketing.

Conheça também algumas estratégias de marketing de baixo custo, uma saída para o seu restaurante aparecer mais, gastando pouco.

Aplicativos

Esse é o “boom” do momento e está enganado quem acha que aplicativos servem só para rodar anúncios. Com o intuito de personalizar a experiência do consumidor e aumentar a fidelização de seus clientes, muitas empresas criam seus próprios aplicativos.

Essa realidade não está distante do setor de alimentação fora do lar, mas se apresenta de uma forma um pouco diferente. Restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e outros, buscam plataformas que terceirizam o serviço e, assim, conseguem o mesmo resultado de satisfação do cliente.

Comprar na sua loja favorita ou comer no seu restaurante predileto fica muito mais fácil se você o fizer através de um app. Já pensou em oferecer um cardápio digital e delivery próprio para os seus clientes?

WhatsApp Business

Não é nenhuma novidade que esse é o aplicativo de troca de mensagens mais popular no Brasil. E para perceber o WhatsApp Business como uma ferramenta estratégica para restaurantes, você precisa reconhecê-lo como um canal de vendas.

Esse pode ser o local para informar sobre promoções, confirmar pedidos, endereço de entrega e formas de pagamento. Um contato direto com o seu cliente, por isso dê bastante atenção e preze pelo bom atendimento.

Wi-Fi comercial

O fato de seu restaurante oferecer wi-fi de qualidade pode ser mais que um serviço para agradar os clientes. Segundo um estudo do Semsenha, 40% dos clientes deixam de ir a um restaurante quando esse não oferece o serviço.

Com o Wi-Fi comercial é possível desenvolver uma série de ações com os seus clientes, antes, durante e depois deles se conectarem à sua rede.

  • Direcione o check-in para as redes sociais do seu estabelecimento - visualizar e curtir as publicações dos seus produtos e/ou serviços, como também seguir seu perfil.
  • Encaminhe mensagens de texto ou e-mail, com ofertas, promoções e produtos em tempo real, enquanto os clientes estiverem no restaurante.
  • Incentive avaliações automáticas no Google Meu Negócio e Tripadvisor. Seja marcando as "estrelinhas", compartilhando fotos ou deixando um comentário sobre a experiência.
  • Capture dados dos clientes que visitam seu restaurante, como nome, telefone, e-mail, tempo de permanência e tempo de retorno.
  • Crie ações personalizadas com esses dados de acesso.
  • O wi-fi comercial ajuda a deixar seus clientes mais à vontade. Por consequência, consomem mais no restaurante.

Essa também é uma estratégia de marketing para se destacar dos seus concorrentes. É como um ímã digital, perfeito para fidelizar e para atrair novos clientes.

Páginas responsivas

Sites, blogs e páginas na web devem facilitar a navegação do usuário de smartphones trazendo um conteúdo que se adapta a qualquer dispositivo. Isso é o que chamamos de ser responsivo. Além de melhorar a visualização e a navegabilidade de quem os acessa, o que gera uma boa experiência aos usuário, ter páginas responsivas conta pontos para o seu site no rankeamento do Google.

E sabe o que é responsivo? O sistema de gestão suave Yooga, que se adapta a qualquer dispositivo móvel e dá toda a facilidade para você gerir seu restaurante na palma da sua mão. Ainda, o cardápio digital é totalmente adaptado para celulares, tablets ou desktops. Mais uma solução Yooga feita para você encantar o seu cliente.

Redes sociais

Como já foi citado aqui, as pessoas estão a todo momento conectadas, principalmente nas redes sociais. Crie um perfil chamativo, valorize seu cardápio e deixe as informações sempre acessíveis.

Se seu bar tem um happy hour que começa às 18h, que tal um Stories de chopp bem gelado, pessoas felizes e as informações da promoção já às 17h? Ou, se está próximo da hora do almoço, uma linda foto com o prato do dia. Use as redes sociais para criar uma ponte com os seus clientes.

Crie uma rotina de publicações, faça uso dos melhores horários para publicar e chamar a atenção do seu público. E, também, crie uma linha editorial que desperte a identificação da sua marca com o seu público.

Com as redes sociais você tem a oportunidade de colocar seus pratos, a sua casa e os seus atrativos nas conversas dos seus seguidores. Engaje o público e atraia ainda mais clientes para o seu estabelecimento. Afinal, é inegável o poder que a comida tem no nosso humor.

QR Code

Com a câmera do celular, o usuário de um dispositivo móvel lê um código de barras em 2D e é automaticamente direcionado para uma outra página. E é você quem dita o caminho do redirecionamento, com a possibilidade de ser um site, uma rede social, um chat, um produto ou uma promoção do seu restaurante. É simples de fazer e pode ser associado também a estratégias de marketing tradicional.

Waze Ads

O recurso Ads de anúncios na plataforma Waze permite direcionar alertas em tempo real para o usuário do aplicativo, quando ele está parado no trânsito. É uma excelente opção para variar seus anúncios, com baixo custo de implementação, altas taxas de conversão e ainda é uma alternativa a mais para destacar e fortalecer o nome do seu restaurante com o público local.

Google Meu Negócio

Essa ferramenta é gratuita e permite gerenciar a maneira como o seu negócio aparece para os usuários no Google Maps e no buscador. O Google Meu Negócio dá total autonomia para você gerenciar os dados e informações do seu bar ou restaurante: localização, horário de funcionamento, serviços, produtos, site, redes sociais, fotos e avaliações.

Google Voice

Uma ótima saída para quem quer economizar nas chamadas na hora de se comunicar com os clientes, parceiros e fornecedores. A funcionalidade tem um serviço semelhante ao Skype, com chamadas de baixo custo feitas pela internet e não por uma linha telefônica.

Google, Instagram e Facebook Ads

O alcance dos anúncios do seu restaurante ganham outras proporções usando as plataformas de AdWords direcionadas para os acessos mobile. Com elas você pode tirar proveito da localidade do seu restaurante, dar apelo visual às suas campanhas e ser mais assertivo nas segmentações do seu público-alvo.

Seu negócio é uma hamburgueria vegetariana? Encontre seu público através do Ads. Tem uma distribuidora de bebidas? Divulgue suas ofertas para a região próximas ao seu negócio, segmentando pelo Ads. Além disso, você conta com milhões de usuários ativos mensais em cada uma dessas opções de redes.

Planejar e colocar em prática as estratégias de mobile marketing não é uma tarefa fácil, mas os benefícios que esse processo pode gerar para a sua empresa são muito valiosos e não podem ser ignorados.