POR QUE OFERECER A ENTREGA GRÁTIS NO MEU DELIVERY?

Os benefícios de oferecer frete grátis em uma plataforma de entregas voltada para o seu restaurante.

POR QUE OFERECER A ENTREGA GRÁTIS NO MEU DELIVERY?

Essa pode ser uma grande decisão a ser tomada no seu negócio, porque há sempre duas vias a serem analisadas com a entrega grátis para o delivery:

  1. Os clientes adoram fazer pedidos quando veem a oportunidade de economizar;
  2. Os gastos que você tem com a entrega não são zerados.

Você pode atrair mais clientes, sim, mas deve ficar atento a essa conta final, para que não tenha prejuízos no seu restaurante delivery.

Antes de adentrar em todo o assunto a seguir, queremos deixar algo claro: É possível oferecer a entrega gratuita sem perder dinheiro.

Continue a leitura para entender essa prática como um grande diferencial na hora de se destacar da concorrência, atrair novos consumidores e fidelizar seus clientes.

Vantagens para o seu restaurante

As vantagens em trabalhar com entrega grátis para o delivery do seu restaurante podem acontecer tanto para o seu Delivery Próprio como para a operação com marketplaces: iFood, Rappi, UberEats entre outros.

Chame a atenção dos seus clientes

Nada atrai mais clientes para o seu restaurante ou delivery do que oferecer promoções. Já tirou essa prova por aí?

E nesse sentido, a taxa de entrega grátis é uma grande promoção, que pode ser determinante na decisão de compra dos seus clientes e de novos consumidores. Afinal, não tem ninguém que não opte por economizar um pouco mais durante a escolha do que realmente quer comprar.

A oportunidade de economizar é uma das melhores formas para atrair novos clientes.

Fidelizar é essencial

A fidelização é a forma de manter os clientes fiéis aos seus produtos e ao seu restaurante. Por exemplo: quando houver a opção de pedir um hambúrguer, aquele cliente em específico opta por pedir o que você tem no cardápio digital da sua hamburgueria e não o do seu concorrente. Isso também para uma pizzaria, sorveteria ou mesmo confeitaria.

Tanto para novos clientes que passam a comprar ou a contratar mais vezes os seus serviços, quanto para os clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo o seu restaurante delivery.

E a entrega grátis pode ser o “empurrãozinho” que falta para que os novos consumidores possam pedir pela primeira vez. E isso dá a você a oportunidade de fidelizar essas pessoas novas com outras promoções e até com a qualidade do seu produto.

É bom entender: a fidelização vai além do que você oferece, também está relacionada com como você trata seus clientes: cordialidade, personalização e vantagens são as palavras principais no momento de fidelizar.

Por que é tão importante fidelizar os clientes?
Conheça os principais motivos:

  • É mais barato fidelizar os clientes que já conhecem o seu restaurante e os produtos que você oferece, que adquirir novos;
  • Clientes satisfeitos indicam você para os amigos, família e em suas redes sociais, trazendo novos clientes para o seu restaurante e delivery;
  • Clientes satisfeitos retornam para comprar não só uma vez, como várias outras vezes;
  • Fidelizar clientes ajuda na melhor previsibilidade do seu fluxo de caixa e faturamento.

A chance de aumentar o ticket médio

Quando você oferece descontos no seu restaurante delivery, é muito comum que o ticket médio de cada pedido aumente em alguns reais. Isso acontece justamente por conta do desconto ou da exclusividade. Afinal, com o desconto, o cliente se sente mais estimulado a pedir algo do seu cardápio digital.

Calcular o ticket médio de um restaurante é importante para mensurar a lucratividade do negócio, projetar as entradas e saídas, além de desenvolver ações para aumentar ganhos.

Ele é essencial para que você possa equilibrar suas ações de promoção e divulgação, além de estimar o retorno que terá com essas que executar. Nesse caso em específico, sobre a sua promoção na taxa de entrega no delivery.

É necessário apenas que você divida o valor total de compras do dia, pelo número total de clientes que efetuaram pedidos naquele mesmo dia. Assim, você terá um parâmetro de quando e como poderá oferecer a taxa de entrega grátis aos seus clientes, bem como entender quão vantajosa ela é para o seu negócio.

Oportunidade de vender mais em um Delivery Próprio

Se hoje você opera com delivery através de marketplaces, você tem a chance de chamar esses clientes para um canal de delivery personalizável e que seja seu: com um Delivery Próprio.

O Delivery Próprio permite que você venda sem taxas, crie promoções e condições especiais, e ainda fidelize seus clientes.

Quando você tem domínio pelo canal de venda e tem um cliente fidelizado, fica bem mais fácil cobrar pela entrega, pois o cliente já conhece e gosta do seu produto.

A taxa de entrega grátis atrai mais clientes para comprar no seu Delivery Próprio. Mas, esteja sempre atento ao planejamento financeiro para saber exatamente o que você pode ou não oferecer.

Como oferecer taxa de entrega gratuita para os seus clientes?

Quando você tem canais de venda vantajosos e bem definidos, fica bem mais fácil conseguir trabalhar com entrega grátis.

Aliás, fica mais fácil também para descobrir se vale a pena ou não oferecer o serviço.

Existem várias maneiras de oferecer entregas grátis. Muitos restaurantes costumam deixá-la apenas para alguns produtos selecionados, que acham vantajoso.

Já alguns acreditam que deixar a todos os pedidos é a melhor escolha . E para descobrir qual a melhor para você é preciso muito planejamento.

Assim é importante considerar, produtos que a diminuição da margem de lucro pode ser reduzida. Alguns combos do cardápio e os itens favoritos dos clientes.

Ou seja, quando estabelece para apenas alguns itens, você minimiza as desvantagens para você e proporciona vantagens pro cliente.

Portanto, consegue se beneficiar, diminuindo chances de prejuízo, ganha novos cliente e arrasa nas vendas.

Existem diversas maneiras de começar a oferecer entrega grátis:

1. Produtos Selecionados

Alguns restaurantes consideram a promoção válida apenas para produtos selecionados.

Ou seja, você pode escolher entre os itens mais vendidos ou os mais lucrativos e aplicar essa promoção para alavancar as vendas deste produto.

Isso também pode causar um aumento no ticket médio, pois ligando um produto à promoção, as pessoas incluirão ele no pedido, mas também outros favoritos.

2. Todos os Produtos

Quando o seu problema não é necessariamente a venda de um produto, mas aumentar as vendas em geral, essa segunda opção pode ser a melhor para você.

Oferecer entrega grátis para qualquer pedido do seu delivery garante um aumento no volume de vendas total.

3. Pedidos Acima de Determinado Valor

Para fazer a conta fechar, às vezes é necessário delimitar um valor que permita essa entrega grátis.

Essa é uma regra que muitos criam justamente por conta das dificuldades financeiras da entrega gratuita.

Sendo assim, qual opção é a melhor opção? Tudo depende do que você precisa no momento:

  • Se você precisa alavancar as vendas de um produto específico, é interessante oferecer entregas grátis de produtos selecionados;
  • Se você precisa aumentar as vendas, a entrega grátis de todos os pedidos é a melhor opção;
  • Agora se você precisa aumentar o ticket médio, a entrega gratuita acima de um valor é o melhor para você.

4. Ter um gerenciador de pedidos

Todos são boas opções, mas dar certo em seu estabelecimento é uma questão do tamanho da demanda recebida.

Assim, no caso de oferecer entrega grátis para aumento de pedidos é preciso considerar uma melhorada no sistema de pedidos. Afinal, de que adianta querer aumentar a demanda se não conseguir suportá-la?

Por isso, a plataforma de delivery deve ser bem pensada, é muito raro conseguir atender grande fluxo apenas por telefone. E para conseguir é preciso uma boa equipe somente para isso.

É aí que a opção de um site próprio para delivery entra, com ele os clientes acessam seu cardápio escolhem o pedido e o enviam para a cozinha.

Muito simples e muito fácil, é o caso de delivery como o Yooga. Onde você monta um site próprio totalmente personalizável.

Colocando fotos dos pratos, sua logo, deixando a cara de sua marca, adicionando descrições encantadoras e otimizando processos.

Quais são aos opções de entrega para o seu restaurante

Com o Sistema de Gestão e o Delivery Próprio da Yooga você dá maior autonomia para seus clientes realizarem os pedidos.

Ainda, é possível atender seus clientes de forma segura e direta, com um novo canal de vendas para aumentar a sua lucratividade e vender muito mais.

1. Delivery integrado aos marketplaces

Receba todos os pedidos de marketplaces diretamente no seu Gerenciador de Pedidos.

A integração Yooga permite você acompanhar em tempo real o pedido, a produção e a entrega até o seu cliente. E o melhor, sem pagar nenhuma taxa por isso.

2. Opção de retirar no local ou Take Away

Com o Delivery Próprio, você também tem a opção de oferecer a retirada de pedidos no local ou  como també é conhecido esse modelo de negócio: Take Away.

Dessa forma, o próprio cliente retira o pedido no estabelecimento e decide se vai consumir ali mesmo ou em outro lugar que preferir.

Tanto o cliente, que não paga a taxa de entrega, quanto o seu delivery economizam e muito.

Outro fator é que com a opção de "retirada no local", você economiza tempo com a entrega, já que ela fica por conta do cliente.

3. Agendamento de pedidos

Embora pouco conhecida, a funcionalidade de agendamento de pedidos tem sido a queridinha do delivery, tanto para os restaurantes quanto para o consumidor.

Com essa função o cliente agenda o melhor horário para para receber o pedido em casa, no trabalho ou onde ele preferir.

Comodidade para o cliente e maior praticidade na hora da produção. Além de você poder vender durante 24h, dentro do seu Delivery Próprio.

E cada cliente tem necessidades diferentes. Será sempre melhor para o seu negócio ter opções para atender a maioria delas.

Taxa de entrega no iFood

Quem tem o plano iFood Entrega pode escolher a opção de não cobrar esse valor do cliente. Na aba Promoções da sua página do iFood, é possível selecionar a opção.

Entretanto, é importante manter-se atento, à porcentagem do app continua a mesma.

Além disso, é você quem arca com os gastos da entrega. Portanto, considere:

  • Fique de olho no preço dos seus produtos: estipule um valor mínimo de compra para compensar a entrega grátis;
  • Margem de lucro: o preço da entrega pode ultrapassá-la;
  • Raio de entrega: o frete grátis do iFood tem um raio limite de quilometragem e se a entrega o exceder, esse valor será cobrado do cliente.

Dê um passo à frente da concorrência: receba pedidos ilimitados com um Aplicativo de Delivery Próprio

Para alavancar ainda mais o seu delivery, é preciso inovar e oferecer um diferencial que destaque o seu restaurante dos concorrentes.

Por isso, além de criar um site delivery, você também pode investir em um Aplicativo de Delivery exclusivo para o seu restaurante.

Fidelize seus cliente com um aplicativo próprio, livre de taxas.

Oferecer taxa de entrega grátis vale mesmo a pena?

A taxa de entrega gratuita aumenta, sim, as vendas, entretanto pode apresentar algumas dificuldades.

Além disso, pode gerar prejuízo quando mal aplicada. Então, considere flexibilizar suas taxas, oferecendo a gratuita como uma promoção.

É claro que essa não é a resposta definitiva: tudo depende da saúde financeira do seu negócio, do produto que ele vende e dos resultados que precisa.

Agora, que tal ir além? Que tal dominar todo o canal de venda e fidelizar seus clientes em uma plataforma estável que não cobra taxas?

Um Delivery Próprio é o que você precisa para ser o melhor.

Faça um teste gratuito por 7 dias com o Delivery Próprio da Yooga!