PROGRAMA FIDELIDADE NO CARDÁPIO DIGITAL DO SEU DELIVERY PRÓPRIO

Entenda uma das maneiras mais assertivas para atrair e fidelizar clientes no delivery do seu restaurante.

PROGRAMA FIDELIDADE NO CARDÁPIO DIGITAL DO SEU DELIVERY PRÓPRIO

Como dono de restaurante, seja de um estabelecimento físico ou só no delivery, você sabe ou já viveu essa experiência na prática de que é significativamente mais caro conquistar novos clientes do que manter os já existentes.

Há estudos, inclusive, que apontam esse valor sendo de seis a sete vezes mais oneroso para o seu negócio.

Clientes fiéis são a carta na manga que muitos micro e pequenos empresários possuem para se manterem estáveis, mesmo em tempos de menos vendas ou de crise.

Mas, em um mercado sempre tão concorrido como o de alimentação, fidelizar os clientes nem sempre é uma tarefa fácil.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos sobre a satisfação dos clientes, hoje, oferecer o melhor produto e de qualidade não é o bastante. Você precisa também manter um bom relacionamento com a sua clientela, oferecer serviço de excelência e superar as suas expectativas. Até mesmo, antecipar os seus desejos.

Se você tem dificuldades em fidelizar clientes ou deseja aumentar a sua taxa de fidelização, então esse artigo foi feito para você.

De nada adianta atrair uma nova clientela se você não consegue manter os clientes mais antigos. É por isso que um programa de fidelidade, independentemente do seu ramo de atuação, é uma das melhores maneiras de alcançar esse equilíbrio ideal.

Portanto, o que você precisa é que seus melhores clientes continuem adquirindo seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo em que vejam vantagem ao fazer negócio com a sua marca.

Esse tipo de programa nada mais é do que a criação de um relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Conheça aqui como ter um método de fidelização de clientes que fará toda a diferença na sua hamburgueria, pizzaria, sorveteria, bar, doceria, e etc.

O que é um programa fidelidade?

O programa fidelidade é um serviço criado por você para oferecer vantagens ao seu clientes que fazem pedidos recorrentes no seu estabelecimento.

Em outras palavras, é uma forma eficiente de fidelizar os consumidores, deixando o relacionamento deles com a sua marca muito mais duradouro. O que significa para você um maior número de vendas no dia a dia.

Para que esta estratégia, conhecida também como loyalty marketing, seja mais interessante para cada pessoa, esse programa de fidelização de clientes costuma contar com diversos parceiros de diferentes ramos. Desta forma, as opções de descontos ou prêmios são mais atrativas aos novos usuários.

Em um programa fidelidade você oferece algum benefício para o seu cliente, que pode ser uma sobremesa, uma entrega gratuita ou uma refeição extra, em troca da frequência de compra e pedidos no seu estabelecimento.

Por exemplo: a cada R$100 em compras no delivery da sua hamburgueria, seu cliente ganha R$20 de desconto no próximo pedido. Ou, a cada 10 marmitex pedidos no delivery do seu restaurante, o 11° sai de graça.

Em contrapartida, o cliente concorda em se fidelizar com o seu negócio por meio de compras repetidas, engajar com a sua marca ou ainda fazer propaganda para os seus amigos.

Pronto para descobrir como você pode montar o seu programa fidelidade? Então continue a leitura!

Regras fundamentais para criar um programa fidelidade

Fidelidade e relacionamento são palavras que estão sempre em alta para quem trabalha no segmento de restaurantes.

E o que representa a maior intimidade de um relacionamento é ter por perto alguém que te conhece profundamente, surpreende sempre e parece que sabe o que você quer antes mesmo que você diga.

Mesmo que você seja dono de uma hamburgueria, em algum momento já foi cliente de uma pizzaria, bar, ou sorveteria. Por isso, sabe que essa sensação de intimidade também corresponde a alguns dos ingredientes necessários para uma receita de sucesso de como criar um programa fidelidade para os seus clientes.

Assim, pense que a sua estratégia deve se apoiar:

  1. Na proximidade com o cliente;
  2. Em trazer sentimento de surpresa;
  3. No conhecimento profundo;
  4. E na antecipação dos seus desejos.

Com essas quatro premissas em mente, você já pode idealizar muito mais vendas para o seu delivery próprio.

Como ter um programa fidelidade de sucesso no cardápio digital do seu delivery próprio

Cada dia mais os programas de fidelização de clientes têm se tornado habituais em canais digitais. A facilidade e a praticidade das ferramentas na criação, gerenciamento e controle dos clientes e dos pedidos recorrentes é o que tem o deixado ele tão popular em meios não tradicionais.

Além disso, o investimento em um programa fidelidade em um cardápio digital não precisa ser alto e carrega inúmeras vantagens.

Se seu restaurante ainda não faz algo para fidelizar seu cliente, chegou a hora de considerar essa estratégia para atrair os tão amados consumidores fiéis.

1. Conheça os seus clientes

É muito comum que empresas utilizem os programas de fidelidade de maneira equivocada para “incomodar” seus clientes com mensagens impertinentes de marketing, sem incentivar o relacionamento e sem oferecer qualquer vantagem mais justa.

E não existe nada mais chato para um consumidor do que receber uma propaganda ou e-mail marketing que não tem nada a ver com seu estilo, gostos e preferências.

Por isso, se você quer clientes que que peçam com frequência no seu delivery e que se identifiquem com o seu restaurante, você precisa fazer seu dever de casa.

Realize pesquisas, ofereça produtos relacionados com as compras anteriores dos seus clientes e crie promoções e benefícios referentes ao que seus clientes potenciais consomem.

Só assim você poderá ter sempre ofertas mais assertivas e relevantes, e criar um programa fidelidade que traga os resultados que você espera.

Além disso, o seu público espera um atendimento personalizado e, para isso, a manutenção de um cadastro de clientes e pedidos é fundamental.

Mas, como ter o controle de todos os pedidos e de forma correta para dar os benefícios aos seus clientes?

A foram ideal para você ter um controle de compras de um cliente recorrente, é contar com uma gestão de clientes: para que você saiba os seus gostos, quando ele faz aniversário, quantas vezes já retornou ao seu restaurante e quanto ele gera para você ao fim de cada mês.

Dessa forma, você consegue oferecer a ele um atendimento mais próximo, como ele espera, e que gera maior fidelização.

2. Explique aos seus colaboradores a importância de fidelizar

É importante que não só você, mas todos os seus colaboradores estejam empenhados em oferecer um serviço excepcional ao seu cliente.

Todos que fazem parte da empresa devem estar engajados com os valores que você deseja transmitir para o seu público.

Para isso, dedique um tempo para treinar os seus vendedores e ofereça benefícios para aqueles que se dedicam à estratégia de fidelização.

Acredite, esse tipo de investimento nunca será um desperdício um uma gasto desnecessário para o seu negócio.

3. Automatize seu programa fidelidade para otimizar o serviço

Não é à toa que pequenos restaurantes estão apostando no uso de um sistema de gestão para crescer. Afinal, para fidelizar seus clientes é necessário responder de forma rápida.

E quanto mais automatizado for seu programa fidelidade, mais fácil será gerenciar e manter todas as informações de cada um dos seus clientes nele cadastrado.

Antes que você se pergunte, automatizar essa estratégia não significa que você não vai ter a opção da personalização. Com o programa fidelidade Yooga no delivery próprio você pode dar toque especial da sua marca e personalizar o seu cardápio de acordo com o seu restaurante.

4. Estabeleça as regras de pontuação

Na criação do seu programa fidelidade, não se esqueça de especificar na descrição exatamente como o será a forma de pontuação e de ganho dos seus clientes.

Seja bastante claro nessas informações, especificando pelo menos:

  • O nome do programa;
  • Quais são os tipos de ações recompensadas;
  • Quanto valem os pontos;
  • Como os pontos devem ser acumulados para que sejam trocados por recompensas;
  • Como é o resgate dos pontos.

O ideal é que essa página explicativa faça parte d e um menu de navegação e seja fácil de ser localizada.

No programa fidelidade do cardápio digital da Yooga a informação sobre o o benefício parece para o seu clientes assim que ele abre o link para a realização do pedido.

Desse modo, ele atua como um constante lembrete das suas especificações aos seus clientes, do quanto já consumiram no programa de pontos ou qual é a nova recompensa a ser adquirida.

Lembre-se: Quanto mais visível estiver a política do programa, mais eficiente ele tende a ser.

5. Defina o tipo de recompensa para os seus clientes

Muitas vezes a qualidade dos serviços ou dos produtos do seu restaurante não são motivo suficiente para fidelizar um cliente.

É exatamente por isso que um programa fidelidade oferece descontos e prêmios para aqueles consumidores que voltam sempre a realizar novos pedidos.

Pela rotina de compra, pode ser que os seus clientes esperem recompensas mais ousadas no seu programa fidelidade. Mais uma vez, é importante ouvir o consumidor para a construção de um programa mais efetivo e assertivo.

A ideia inicial de um programa de fidelização é bem básica: você compra um produto e ganha pontos por essa aquisição. Depois de juntar pontos suficientes, você pode trocá-los por algum tipo de recompensa.

Então, você pode oferecer descontos em uma próxima compra após certo volume de pedidos. Talvez a sexta entrega ser gratuita após cinco pedidos do delivery dentro do mesmo mês. Uma outra opção também é oferecer um aperitivo ou sobremesa gratuitos.

E além da recompensa ser um produto do seu restaurante delivery, você pode criar uma parceria com outros estabelecimentos para fornecer um prêmio mais adequado para os seus clientes.

Solte a imaginação, esteja atento ao que os seus clientes gostam e coloque as mãos na massa. Ou, no acelerador!

Dica quente: Você precisa saber que é possível gratificar o seu cliente com outros tipos de ação. O consumidor que assiste seus vídeos de produtos, segue e compartilha seus conteúdos nas redes sociais e sempre dá feedbacks carrega sinais importantes de envolvimento com o seu restaurante. Aproveite e recompense-o por isso.

6. Chegou a hora de divulgar o seu programa fidelidade

Para que sua campanha seja um sucesso, você precisa divulgá-la bastante para os seus clientes e nas redes sociais do seu restaurante.

Escolha os canais de comunicação e mantenha uma rotina de publicação, para lembrar sempre seus seguidores que há uma promoção para eles participarem no seu restaurante. E, também, para chamar a atenção dos seus novos seguidores para o seu programa fidelidade.

Além da divulgação nos meios digitais, você pode usar a própria embalagem de entrega para levar a informação até o seus clientes. Anexe um panfleto junto à caixa do pedido, com uma arte precisa ser atraente, mostrando todas as vantagens em fazer parte do seu programa fidelidade.

Deixe claro como seu cliente pontua, o prazo para acumular e trocar, quais são os prêmios, enfim... toda aquela mecânica que já citamos no item 4. Inclusive, é super assertivo indicar onde ele pode encontrar todo o descritivo da ação. Que tal anexar um QR Code junto à embalagem que leva direto para o cardápio digital do seu delivery próprio?

É sempre bom deixar tudo bem claro e acessível para evitar qualquer dor de cabeça no futuro.

Dica de ouro: Caso você trabalhe com impulsionamento de posts do Instagram e Facebook, você pode pegar o código pixel e colocar em sua plataforma de pedidos on-line. Assim você vai ficar sabendo se o seu cliente colocou produtos no carrinho e se ele finalizou o pedido. Isto serve para você saber se esse impulsionamento está valendo a pena ou não.

E se você precisa de uma mãozinha para começar a anunciar suas promoções e seu restaurante, temos o conteúdo perfeito para você. Saiba mais como usar ideias criativas para anunciar o seu restaurante.

7. Fique atento ao prazo de entrega dos pedidos

Esteja sempre atento ao prazo de entrega dos seus produtos e, também, na qualidade dessa entrega.

Não há nada mais frustrante do que fazer uma compra e esperar muito tempo por um produto. Ou mesmo, esse produto chegar frio.

Seja claro com o seu cliente, informe o prazo máximo para entrega e tenha certeza de que poderá cumpri-lo.

8. Invista no pós-venda para o seu delivery

Por último e não menos importante: Sabia que uma experiência ruim com o atendimento faz os restaurantes perderem dinheiro?

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, tome notados seguintes tópicos:

  • Invista em um sistema pós-vendas ágil e sempre presente;
  • Procure saber se o cliente teve uma boa experiência com o seu produto logo após a compra;
  • Facilite a troca do pedido ou a reposição de um produto sempre que for necessário;
  • Esteja pronto para responder de forma rápida e humanizada em todos os canais.

O que você anda fazendo para fidelizar clientes? Conta pra gente. É só mandar um direct no nosso Instagram.

Vale a pena ter um programa de fidelização de clientes no meu restaurante?

É bastante provável que você seja cliente de um programa fidelidade. Seja ele um programa de acúmulo de milhas ou ações para receber dinheiro de volta depois de uma compra, ou mesmo da ação de um outro restaurante.

E existem bons motivos para que empresas diversas adotem essas estratégias:

  • Como mencionado, para diminuir os custos com a aquisição de clientes;
  • É para ter dados de consumo e conseguir se comunicar de maneira mais assertiva com o consumidor;
  • Um cliente satisfeito com um serviço ou produto costuma indicá-lo para outras pessoas.
  • Além disso ainda, há o aumento da recorrência. Isto é, da taxa novos negócios entre a empresa e o comprador.

Programas de fidelização ainda são uma forma de privilegiar aquele cliente que acompanha você desde o início. Mas, tome cuidado para não criar metas impossíveis ou oferecer recompensas desalinhadas com a preferência do seu público.

Outra vantagem para o seu restaurante é que os clientes que fazem parte de um programa fidelidade tendem a gastar mais com os produtos e serviços daquele estabelecimento do que os que não participam de estratégias do tipo.

Vale lembrar, no entanto, que para que o cliente veja realmente uma vantagem em comprar no seu restaurante, o programa de fidelidade precisa ser simples, prático e fácil de se cumprir.

Portanto, nada de criar promoções em que o cliente precisa pedir muitas vezes no mesmo local. O recomendado é que o máximo sejam cinco compras para que o cliente seja premiado.

E não se esqueça de acompanhar os resultados e ajustar os rumos sempre que for necessário.

Com o passo a passo que você viu aqui, já pode elaborar um programa fidelidade sob medida para o seu negócio. Conheça a Yooga e revolucione a maneira que você opera o delivery do seu restaurante.

Agora é a hora de colocar em prática! Essa é a sua chance para implementar a estratégia, surpreender e fidelizar os seus clientes.