QUAL É A RECEITA MÉDIA DE UM RESTAURANTE NOVO?

QUAL É A RECEITA MÉDIA DE UM RESTAURANTE NOVO?

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Você está pensando em abrir um restaurante ou expandir para um segundo local? Antes de mergulhar, é vital que você calcule quanto seu novo negócio será capaz de render a cada mês. É uma das métricas mais importantes de um restaurante.

Qual é a receita do restaurante?

A receita é o dinheiro que seu restaurante gera. Não deve ser confundido com margem de lucro - que é a quantidade de receita que sobrou depois de você ter pago todas as suas despesas operacionais - receita é o dinheiro que entra em seu negócio por meio de qualquer um de seus fluxos de receita. Isso inclui vendas de alimentos, vendas de bebidas, mercadorias, pedidos on-line, pedidos por telefone, cartões-presente, bens de consumo embalados e muito mais

Por que é importante calcular a margem de lucro?

Saber a margem de lucro de um restaurante é essencial. Você precisa de um controle como este para se manter vivo. Saber sua margem de lucro é avaliar se sua empresa está financeiramente saudável.


Também pode indicar quanto pode ser reinvestido para expandi-lo ou oferecer mais produtos, por exemplo. Lembre-se de que a margem de lucro é um dos componentes da sua gestão. Então, é tão importante quanto seu controle de caixa, por exemplo. Seu restaurante só vai funcionar bem com todas as peças no lugar, ou seja, se todas as suas finanças e administrativas estiverem funcionando bem.

Faturamento x Margem de Lucro

Especialistas indicam que uma boa margem de lucro para o segmento de restaurantes gira em torno de 20%. Para chegar ao lucro, precisamos deduzir do nosso faturamento todos os custos que envolvem o funcionamento do negócio, como por exemplo:

  • Aluguel
  • Água
  • Energia Elétrica
  • Telefone
  • Internet
  • Compra de mercadorias / pagamento de fornecedores
  • Pagamento de funcionários
  • Material de limpeza
  • Material de escritório
  • Equipamentos e software de gestão
  • Marketing

Gerir uma empresa, pode não ser uma tarefa fácil, quando não utilizamos os melhores recursos disponíveis no mercado. Controlar todas as receitas, despesas, níveis de estoques e muitos outros itens, pode tirar o sono do empreendedor. Em muitos casos, não é possível nem mesmo conhecer em detalhes os resultados do restaurante.

Qual é a margem de lucro ideal para restaurantes?

Não há um número padrão para responder a esta pergunta. A margem de lucro ideal para o seu restaurante dependerá de quanto você gasta nele. E também não há lucro de 100%, porque você sempre gasta alguma coisa, mesmo que seja só a mão de obra.


O que dizem os especialistas é que a margem de lucro é de pelo menos 20%, mas alguns fatores podem inviabilizar o alcance dessa taxa. Lembre-se de que a decisão sobre quanto será sua margem de lucro não deve ser aleatória. É necessário pesquisar a média do mercado com seus concorrentes.


E não se esqueça: as margens variam de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual.

Como aumentar a margem de lucro

Tem várias maneiras de aumentar a margem de lucros do restaurante com medidas simples. Por exemplo:

  • Corte de custos: É possível conscientizar toda a equipe e passar a gastar menos com algumas contas do tipo água e luz, por exemplo. Outras medidas simples como a instalação de torneiras automáticas também pode ajudar na economia a longo prazo do seu estabelecimento.
  • Marketing: Na medida em que você calcula uma margem de lucros e percebe quais são os produtos mais bem vendidos, você pode passar a investir mais na divulgação desses produtos.
  • Diferencial: Ter um diferencial como o cardápio digital no seu restaurante, hoje em dia, é ótimo para aumentar sua margem de lucros, pois não apenas atrai os clientes pela inovação e tecnologia usada, mas o próprio dispositivo do cardápio torna possível o uso de fotos e descrições criativas, fazendo com que os clientes desejem consumir mais e, consequentemente, gastem mais.

Qual é a receita média de um novo restaurante com menos de 12 meses?

Como tudo no setor de restaurantes, a receita média varia enormemente entre os tipos de restaurantes, regiões, tamanhos e modelos de serviço. Um restaurante fast-food e um estabelecimento gastronômico são modelos de negócios tão diferentes que é difícil comparar um com o outro.

A melhor maneira de calcular aproximadamente o que você pode esperar de receita é perguntar a seus colegas que têm estabelecimentos semelhantes - o mesmo conceito, na mesma área, com capacidade e estilo de menu semelhantes.

Uma filial de um restaurante que já existe em outros lugares, pode ter uma receita um pouco maior do que um novo porque a marca já é conhecida e confiável em uma comunidade, mas este é um bom número para trabalhar como uma média - porque este benefício poderia ser compensado por solavancos inesperados na estrada.

Como calcular a receita potencial do restaurante?

A quantidade de receita que seu novo restaurante irá gerar depende de dezenas de fatores, incluindo sua localização, os preços do seu menu, seu conceito e o número de mesas que você tem.

E para conseguir as respostas para essas perguntas você precisa de um sistema de gestão que te entregue todos os seus números de forma simples e prática para você tomar decisões mais assertivas, conseguindo assim projetar a abertura de uma novo restaurante.

Receita média do restaurante para um segundo local

Se você está abrindo um segundo local e não começando do zero, está em uma vantagem: você já sabe quanto de receita seu primeiro local traz e está familiarizado com os fatores que podem impactar a receita, como sazonalidade, eventos ou ocorrências inesperadas (como uma pandemia).

Caso seu objetivo seja abrir um novo local, investir em novos equipamentos ou apenas gerenciar o fluxo de caixa nos próximos meses, certifique-se de ter uma fonte confiável de financiamento para tornar seus sonhos realidade.

A melhor maneira de estimar quanto seu novo restaurante ou novo local trará é calcular a receita mensal do seu restaurante e, em seguida, calcular a capacidade de 75% do seu negócio, porque isso é o que você pode esperar no primeiro ano de negócios.