QUAL É A RECEITA MÉDIA DE UM RESTAURANTE NOVO?

É vital que você calcule quanto seu novo negócio gera por mês analisando cada um desses fatores.

QUAL É A RECEITA MÉDIA DE UM RESTAURANTE NOVO?

Você está pensando em abrir um restaurante ou expandir para um segundo local? Antes de mergulhar, é vital que você calcule quanto seu novo negócio será capaz de render a cada mês. É uma das métricas mais importantes de um restaurante.

Qual é a receita do restaurante?

A receita é o dinheiro que seu restaurante gera. Não deve ser confundido com margem de lucro - que é a quantidade de receita que sobrou depois de você ter pago todas as suas despesas operacionais - receita é o dinheiro que entra em seu negócio por meio de qualquer um de seus fluxos de receita.

Isso inclui vendas de alimentos, vendas de bebidas, mercadorias, pedidos on-line, pedidos por telefone, cartões-presente, bens de consumo embalados e muito mais

Por que é importante calcular a margem de lucro?

Saber a margem de lucro de um restaurante é essencial. Você precisa de um controle como este para se manter vivo. Saber sua margem de lucro é avaliar se sua empresa está financeiramente saudável.

Também pode indicar quanto pode ser reinvestido para expandi-lo ou oferecer mais produtos, por exemplo.

Lembre-se de que a margem de lucro é um dos componentes da sua gestão. Então, é tão importante quanto seu controle de caixa, por exemplo.

Seu restaurante só vai funcionar bem com todas as peças no lugar, ou seja, se todas as suas finanças e administrativas estiverem funcionando bem.

Faturamento x Margem de Lucro

Especialistas indicam que uma boa margem de lucro para o segmento de restaurantes gira em torno de 20%.

Para chegar ao lucro, precisamos deduzir do nosso faturamento todos os custos que envolvem o funcionamento do negócio, como por exemplo:

  • Aluguel
  • Água
  • Energia Elétrica
  • Telefone
  • Internet
  • Compra de mercadorias / pagamento de fornecedores
  • Pagamento de funcionários
  • Material de limpeza
  • Material de escritório
  • Equipamentos e software de gestão
  • Marketing

Gerir uma empresa pode não ser uma tarefa fácil quando não utilizamos os melhores recursos disponíveis no mercado.

Controlar todas as receitas, despesas, níveis de estoques e muitos outros itens, pode tirar o sono do empreendedor. Em muitos casos, não é possível nem mesmo conhecer em detalhes os resultados do restaurante.

Qual é a margem de lucro ideal para restaurantes?

Não há um número padrão para responder a esta pergunta. A margem de lucro ideal para o seu restaurante dependerá de quanto você gasta nele.

E também não há lucro de 100%, porque você sempre gasta alguma coisa, mesmo que seja só a mão de obra.

O que dizem os especialistas é que a margem de lucro é de pelo menos 20%, mas alguns fatores podem inviabilizar o alcance dessa taxa.

Lembre-se de que a decisão sobre quanto será sua margem de lucro não deve ser aleatória. É necessário pesquisar a média do mercado com seus concorrentes.

E não se esqueça: as margens variam de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual.

Como aumentar a margem de lucro

Tem várias maneiras de aumentar a margem de lucros do restaurante com medidas simples. Por exemplo:

  • Corte de custos: é possível conscientizar toda a equipe e passar a gastar menos com algumas contas do tipo água e luz, por exemplo. Outras medidas simples como a instalação de torneiras automáticas também pode ajudar na economia a longo prazo do seu estabelecimento.
  • Marketing: na medida em que você calcula uma margem de lucros e percebe quais são os produtos mais bem vendidos, você pode passar a investir mais na divulgação desses produtos.
  • Diferencial: Ter um diferencial como o cardápio digital no seu restaurante, hoje em dia, é ótimo para aumentar sua margem de lucros, pois não apenas atrai os clientes pela inovação e tecnologia usada, mas o próprio dispositivo do cardápio torna possível o uso de fotos e descrições criativas, fazendo com que os clientes desejem consumir mais e, consequentemente, gastem mais.
Banner azul e rosa com texto "Tenha seu cardápio online agora" ilustra post sobre receita média de um restaurante novo.

Qual é a receita média de um novo restaurante com menos de 12 meses?

Como tudo no setor de restaurantes, a receita média varia enormemente entre os tipos de restaurantes, regiões, tamanhos e modelos de serviço.

Um restaurante fast food e um estabelecimento gastronômico são modelos de negócios tão diferentes que é difícil comparar um com o outro.

A melhor maneira de calcular aproximadamente o que você pode esperar de receita é perguntar a seus colegas que têm estabelecimentos semelhantes - o mesmo conceito, na mesma área, com capacidade e estilo de menu semelhantes.

Uma filial de um restaurante que já existe em outros lugares, pode ter uma receita um pouco maior do que um novo porque a marca já é conhecida e confiável em uma comunidade, mas este é um bom número para trabalhar como uma média - porque este benefício poderia ser compensado por solavancos inesperados na estrada.

Como calcular a receita potencial do restaurante?

A quantidade de receita que seu novo restaurante irá gerar depende de dezenas de fatores, incluindo sua localização, os preços do seu menu, seu conceito e o número de mesas que você tem.

E para conseguir as respostas para essas perguntas você precisa de um sistema de gestão que te entregue todos os seus números de forma simples e prática para você tomar decisões mais assertivas, conseguindo assim projetar a abertura de uma novo restaurante.

Banner azul e rosa com texto "Tenha seu cardápio online agora" ilustra post sobre receita média de um restaurante novo.

Receita média do restaurante para um segundo local

Se você está abrindo um segundo local e não começando do zero, está em uma vantagem: você já sabe quanto de receita seu primeiro local traz e está familiarizado com os fatores que podem impactar a receita, como sazonalidade, eventos ou ocorrências inesperadas (como uma pandemia).

Caso seu objetivo seja abrir um novo local, investir em novos equipamentos ou apenas gerenciar o fluxo de caixa nos próximos meses, certifique-se de ter uma fonte confiável de financiamento para tornar seus sonhos realidade.

A melhor maneira de estimar quanto seu novo restaurante ou novo local trará é calcular a receita mensal do seu restaurante e, em seguida, calcular a capacidade de 75% do seu negócio, porque isso é o que você pode esperar no primeiro ano de negócios.

Conte com o sistema de gestão completo da Yooga para te ajudar nessas e em outras contas do seu negócio! #VemPraYooga