SAIBA COMO AUMENTAR O TICKET MÉDIO DO SEU RESTAURANTE

9 dicas práticas e cruciais para aumentar o ticket médio do seu restaurante e atrair muito mais clientes.

SAIBA COMO AUMENTAR O TICKET MÉDIO DO SEU RESTAURANTE

De uma forma rápida e fácil de explicar, o ticket médio é o valor que cada cliente consome, em média, no seu restaurante. Para descobrir, basta dividir o faturamento do período que desejar pelo número de clientes que frequentaram o seu restaurante no mesmo período. Por exemplo: se você recebe 100 clientes por dia e o seu faturamento é de R$1.000, o seu ticket médio diário é de R$10.

Calcular o ticket médio do restaurante é importante para mensurar a lucratividade do negócio, projetar as entradas e saídas, além de desenvolver ações para aumentar ganhos. Saber deste valor também é importante para que você possa equilibrar suas ações de promoção e divulgação, além de estimar o retorno que terá com elas.

É necessário apenas que você divida o valor total de compras do dia, pelo número total de clientes que foram ao seu estabelecimento naquele dia

Vamos ver em número como funciona.

Por exemplo, se em um dia você realizou a emissão de 200 notas fiscais e elas tem um valor total de 80 mil reais, assim teremos:

TM = VF/NV

TM = 80.000,00 / 200 = R$400,00

TM = Ticket Médio
VF = Valor do Faturamento
NV = Número de Vendas do período

Para que se indique a melhora ou a piora no desempenho de um estabelecimento é necessário ter outros indicativos.

Entretanto, ter um aumento do ticket já algo muito relevante e que já ajuda a determinar as análises de desempenho do seu negócio, pois mostra que seus clientes estão comprando mais.

Veja abaixo algumas dicas para aumentar o seu ticket médio:

1. Utilize técnicas de Customer Success

Já ouviu falar em customer success? Pois é, está ligado à satisfação dos seus clientes para com seu negócio ou produto. As estratégias, portanto, passam por todas as etapas percorridas pelo cliente na sua empresa, incluindo o pós-venda.

Ouvir o que o seus clientes têm a dizer sobre o seu restaurante é uma forma de conhecê-los melhor, e também de proporcionar melhorias e funcionalidades que atendam às expectativas, ou que melhorem ainda mais a relação entre a empresa e o cliente.

Crie pesquisas simples, como de satisfação, ou mais elaboradas, para engajar seus clientes a responderem esse tipo de serviço, ofereça por exemplo um brinde ou desconto. Analise também os seus dados, e crie uma jornada para o seu cliente a partir dos resultados obtidos. Pense sempre em como melhorar a experiência dele!

2. Crie promoções sazonais

Qualquer tipo de promoção é uma estratégia que seeempre atrai mais clientes. Além das ações em datas comemorativas, pense, por exemplo, em produtos de acordo com  a estação do ano.

3. Delivery próprio

O delivery próprio é um recurso essencial. A modalidade, hoje é indispensável para quem não quer perder vendas para a concorrência.

Um delivery bem estruturado ajuda a fidelizar clientes. Ofertando a entrega, faz com que àqueles clientes que não querem sair de casa (principalmente agora em pandemia), não precisem deslocar até o estabelecimento físico.

4. Gerenciamento de custos

Na hora de definir o valor de um produto, você deve levar em consideração não só o custo dos ingredientes, mas também as despesas fixas e variáveis envolvidas na elaboração.

Considere a seguinte proporção:

25% = custos dos ingredientes

50% = despesas fixas e variáveis

25% = lucro

5. Descubra seu público-alvo

É muito importante você descobrir qual é a sua persona, ou seja, o seu "cliente ideal", e mais, descobrir e entender quais são os hábitos desses clientes, faixa etária, profissão e etc.

Além de ajudar a “materializar” o seu público, ela também é fundamental na tomada de decisões a respeito da sua marca.

Comunicação, produtos, ambiente, etc. Tudo deve estar voltado para quem frequenta o seu restaurante – ou mesmo para o público que você deseja atingir.

6. Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade são sempre uma boa estratégia de valorização de clientes assíduos. Assim como nas dicas anteriores,  é muito importante que você saiba qual é o seu ticket médio para definir como o seu programa vai funcionar.

7. Crie combos especiais para delivery

A utilização de combos tende a ser bastante lucrativa quando bem estruturada. Quando falamos de delivery, ela pode ser ainda mais interessante. A criação de combos especiais para essa modalidade podem ser uma isca poderosa para atrair os consumidores que prezam por descontos e já estão habituados com o delivery.

8. Como o atendimento pode impactar no ticket médio?

A existência de um bom relacionamento com seus clientes consequentemente impacta em todos os processos,

Ter um bom relacionamento com seus clientes impacta em todos os processos no restaurante. Se tratando dos já fidelizados, investir no atendimento excelente vale mais a pena ainda.

Ter uma relação de confiança com seus clientes é muito importante para manter e aumentar suas vendas.

Conquistar novos clientes é muito mais difícil do que manter os que já costumam consumir no seu estabelecimento.

Então, caso você faça algum tipo de planejamento para aumentar o número de vendas, esses clientes fidelizados serão mais fácil de convencer.

Isso acontece, pois essas pessoas já têm noção de como é o seu restaurante e os produtos que oferece. Por isso é tão importante mantê-los.

Outro ponto importante dentro desse tópico, é a agilidade. Nenhum cliente gosta de ficar esperando muito tempo, ainda mais estando com fome.

No entanto, sabemos que muitas vezes a correria da cozinha acaba atrasando os pedidos, ainda mais se a venda for delivery.

Para resolver esse problema, a dica é usar um sistema para restaurante e priorizar a qualidade em qualquer contato com o cliente.

9. Por que um sistema de restaurante pode impactar no ticket médio?

A falta de um sistema de gestão faz com que, naturalmente, o restaurante precise utilizar de estratégias totalmente manuais para administrar o local.

Desse modo, se faz o controle de estoque manual, e com isso aumentam as chances do cliente escolher um produto que não está disponível.

Se tem mais dificuldade para cumprir todas as obrigações rotineiras, e isso implica no tempo que deveria ser utilizado para oferecer uma experiência ao cliente.

Estes são apenas dois exemplos, mas de fato é impossível crescer em vendas sem otimizar os processos com automatizações.

  • Controle financeiro
  • Controle de estoque
  • Central de pedidos
  • Integração com apps de delivery
  • Impressão de comandas
  • Comanda eletrônica
  • Gestão de garçons, clientes e cardápio

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