O WI-FI SOCIAL PRECISA SER CONSIDERADO PARA O SEU RESTAURANTE

O wi-fi social é facilidade e acessibilidade para seus clientes, e uma forma de aumentar sua base de contatos e alavancar suas vendas.

O WI-FI SOCIAL PRECISA SER CONSIDERADO PARA O SEU RESTAURANTE

10 minutos para ler

Pare por um momento e dê uma olhadinha para as pessoas à mesa no seu estabelecimento. Agora, responda: quantas colocaram seus celulares sobre a mesa ou estão com ele na mão?

É bem provável que a sua resposta seja: quase a maioria.

Já imaginou se todos esses clientes passassem mais tempo na sua pizzaria e consumissem mais do que o costume? Que tal se eles fossem os propagadores de marketing da sua hamburgueria?

Sim, toda essa maravilha é possível! Com pequenos investimentos você pode impulsionar também a fidelização da clientela do seu restaurante.

O nome disso é Wi-Fi Social.
Acredite, oferecer acesso gratuito à internet funciona como um diferencial e é atrativo. Essa é a linha que seguem os grandes do mercado de alimentação fora do lar.

Seu restaurante já conta com uma rede sem fio para o público?
Então você veio ao post certo, para reforçar a certeza de uma estratégia simples e magnífica.

Tem dúvidas sobre os benefícios da conexão gratuita?
Esse artigo foi feito especialmente para você. Confira!

Números que comprovam os benefícios


De acordo com o Governo Federal, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de países em população conectada à internet, com 78,3% de brasileiros. E é o 3º no mundo no uso diário da web.

Ainda, um levantamento do Ibope Media coloca nada menos que 68,4 milhões de pessoas, que acessam conteúdos via celular e outros dispositivos móveis. E passam mais de 20 minutos criando ou checando postagens em redes sociais a cada visitinha que faz ali à rede.

E só no ano de 2020, cada brasileiro passou em média 4,8 horas por dia acessando a internet através do seu aparelho celular, informa o relatório anual da APP Annie.

Wi-Fi e entretenimento

Você domina a arte de esperar? Provavelmente seus clientes não. Aquele momento entre o pedido feito ao garçom e a entrega do prato prontinho pode ser entediante.

As conexões via internet móvel, por mais avançadas que sejam hoje, muitas vezes ainda são instáveis, lentas e significam o consumo de pacotes de dados. Já o Wi-Fi de forma gratuita, que você oferece no seu restaurante, permite interações on-line mais rápidas.

Qual das conexões você acha que seu cliente vai preferir, ou que vai ficar mais à vontade usando?

A rede sem fio no seu estabelecimento oferece maior facilidade, satisfação e velocidade de entretenimento para os que passam por aí. Com isso, enquanto aguardam os pedidos, os clientes podem se comunicar com outras pessoas em locais diferentes, se divertir lendo notícias ou mesmo checar o que está rolando nas redes sociais. E esses consumidores que têm acesso ao Wi-Fi gratuito podem deixar avaliações on-line do seu restaurante enquanto finalizam seus pratos.

Um clássico de estabelecimento com Wi-Fi Social que se destaca no mercado é a famosa redes de café Starbucks. Ela é conhecida mundialmente por criar cafeterias que se transformaram em ambientes propícios para encontros. Seja para reuniões de trabalho e estudo, para encontrar os amigos e conhecer pessoas, ou para sentar e ler um livro. E sua fama não é só por causa da qualidade dos cafés servidos. A marca também é conhecida pela ambientação criada e, claro, pela oferta de Wi-Fi, o que estimula os clientes a passarem horas e horas nas unidades. Ainda, nas grandes cidades, a localização das lojas da Starbucks está em pontos estratégicos e com grande fluxo turístico: aeroportos, avenidas principais, museus, praças e shoppings.

Quem nunca precisou dar um "alô" durante uma viagem para alguém?

Mesmo nos casos em que o próprio cliente se serve, a conexão gratuita na internet é um entretenimento enquanto eleaguarda na fila ou após a refeição. Chegou a hora do cafezinho e um check nas redes sociais!

Sem contar que muitos navegam enquanto comem e alguns restaurantes já trabalham com cardápio digital. Uma novidade que pode ser implementada no seu negócio e divulgada para os frequentadores que usarão a conexão Wi-Fi no estabelecimento.

Para facilitar o cotidiano e levar mais clientes até você: Wi-Fi Social


O trio do “charme, bom atendimento e bons preços” ganhou um complemento: o Wi-Fi Social. Se o seu negócio oferece acesso rápido e fácil à internet, você pode ganhar mais clientes com isso.

Durante a pandemia, muito cargos em empresas entraram no formato home-office e alguns possivelmente permaneçam assim. E mesmo antes de 2020, o comportamento de quem já trabalhava de forma remota ou como freela, era o de procurar ambientes aconchegantes, confortáveis, com boa comida e essencialmente, uma boa conexão Wi-Fi para trabalhar fora de casa.

A flexibilidade do trabalho possibilita a mudança de ambiente e o próximo local de escolha pode ser o seu bistrô, café ou doceria.

Imagine ainda, alguém que saiu do trabalho com pressa e se esqueceu de enviar um último e-mail para a sua equipe. Ou um estudante universitário que está à procura de um local diferente para pesquisar artigos e finalizar um projeto do curso.

Todos esses públicos mencionados aqui são potenciais clientes para o seu estabelecimento, enquanto se conectam à sua rede Wi-Fi. Porque durante a permanência, podem pedir um suco, uma água, um lanche ou uma refeição. E tudo depende do quão à vontade eles estão ali.

Encare o Wi-Fi Social como um benefício agregado à sua lista de produtos e serviços.

Ponto de encontro de trabalho

Reuniões profissionais e encontros de trabalho sempre foram comuns em restaurantes e cafeterias. Principalmente, para profissionais autônomos, que atuam em um escritório que não possui espaço físico.

Esses meetings acontecem na maioria das vezes em horários comuns de refeições principais, como o almoço, ou ao final do dia. E o que esse público procura é um estabelecimento que forneça um bom serviço de Wi-Fi, rápido e descomplicado.

A dinâmica da vida moderna tem colocado essa prática mais frequente. E com o uso cada vez maior de aparelhos mobile para negócios, é de costume usar a internet durante esses encontros.

Melhor experiência para o consumidor

Nem só profissionais e reuniões fazem essa engrenagem se movimentar. Hoje em dia, a presença de Wi-Fi Social é um fator decisivo para a experiência do cliente no seu restaurante.

Segundo um estudo do Semsenha, 40% dos clientes deixam de ir a um restaurante quando esse não oferece o serviço gratuito de conexão à internet.

A necessidade de se comunicar com alguém também torna importante a experiência do cliente. Inclusive, algumas pessoas chegam a ficar ansiosas e quando não estão conectadas à internet e precisam encaminhar uma mensagem importante. Facilmente elas associarão essa situação de desconforto com o seu restaurante.

Garantir a melhor experiência para o seu cliente se estrutura em vários detalhes, da decoração ao fechamento da conta. E se essa experiência é satisfatória, o cliente será fiel, além de indicar o seu restaurante para a rede de contatos dele.

O uso da internet pode aumentar o tempo de permanência do seu cliente


Ao falarmos de ambientes voltados para o consumo, o que você relaciona ao seu cliente ficar mais tempo dentro do estabelecimento? Quando ele se sente confortável, relaxado, entretido e satisfeito. Não é mesmo? E quanto mais tempo ele passar na mesa do seu bar, cervejaria, pizzaria ou hamburgueria, maiores são as chances dele consumir mais.

Nesse ponto, o Wi-Fi Social funciona como um estímulo para que o seu cliente permaneça mais ali, aproveitando todos os benefícios que você oferece. E é inegável, tanto para quem tá sozinho, como para os que estão acompanhados.

Ele pede um petisco aqui, uma bebida a mais, curte uma foto. E durante esse tempo, as notícias que rolam nas redes sociais se tornam assuntos da roda de conversa. O papo tá bom, a cerveja tá gelada e o Wi-Fi tá funcionando. E essa é hora que ele vai dizer "desce mais uma".

Wi-Fi social como ferramenta de marketing


Oferecer internet gratuita com conexão sem fio para os clientes pode ser uma poderosa aliada na divulgação do seu restaurante. A estratégia é uma importante ferramenta de mobile marketing, ajudando o seu estabelecimento a vender muito mais.

Quer entender melhor?

Acompanhe a seguinte situação:
Seu cliente senta à mesa, pega o celular e faz o chek-in. Começa a interagir com outras pessoas que fazem parte da rede de contatos dele. Fala onde está e as chama para o local que ele está. Em seguida, pede um drink para "abrir os trabalhos". Tira uma foto porque achou o drink bonito e posta em seu Story marcando o local. Os amigos chegam, já rola aquela foto para registrar o momento. Publica no perfil, marca os amigos e a localização. Chega o prato bem servido e suculento, e mais um Story vai para as redes. Todas as outras pessoas à mesa também estão com os celulares na mão, tirando e compartilhando fotos ou trocando mensagens com outras pessoas.

Isso tudo, usando a rede Wi-Fi de qualidade que você oferece.

Ao final, antes de irem embora, eles recebem uma mensagem de agradecimento por terem visitado o seu estabelecimento, com um campo para a avaliação. Pronto, você não só conseguiu divulgação, como ganhou de brinde umas estrelinhas a mais em sites como Google e TripAdvisor.

Todas essas façanhas são facilitadas por bons serviços de acesso à web que, oferecidos por você, permitem a circulação da sua marca.

Mas lembre-se, quando você oferece o serviço de avaliação, todos as demais operações do seu restaurante também devem ser impecáveis. Atendimento, tempo dos pedidos, qualidade dos pratos, o ambiente, etc. Isso garante apenas comentários positivos e uma melhor impressão para público que ainda não conhece seu estabelecimento.

Nada impede que você pense em promoções para incentivar essas postagens. Mesmo que impliquem em descontos, você deve considerar que essa é uma boa forma de publicidade, barata e eficiente, já que é como um testemunho de qualidade.

  1. Direcione o check-in para as redes sociais do seu estabelecimento - visualizar e curtir as publicações dos seus produtos e/ou serviços, como também seguir seu perfil.
  2. Encaminhe mensagens de texto ou e-mail, com ofertas, promoções e produtos em tempo real, enquanto os clientes estiverem no restaurante.
  3. Incentive avaliações automáticas no Google Meu Negócio e Tripadvisor. Seja marcando as "estrelinhas", compartilhando fotos ou deixando um comentário sobre a experiência.
  4. Capture dados dos clientes que visitam seu restaurante, como nome, telefone, e-mail, tempo de permanência e tempo de retorno.
  5. Crie ações personalizadas com esses dados de acesso, como parabenizar em datas de aniversário ou cupons exclusivos para quem frequente mais vezes seu estabelecimento.

Não custa nada a gente repetir: O Wi-Fi Social ajuda a deixar seus clientes mais à vontade. E por consequência, eles consomem mais.

Dica bônus: cuidado com as postagens de conteúdo polêmico

Tenha cautela na hora de criar uma promoção, principalmente para grupos específicos. Essa é uma forma de se precaver de um bombardeio de mensagens negativas de grupos mais engajados, como em causas políticas, por exemplo.

Outra situação que pode gerar certo burburinho negativo, seria o de clientes que postam fotos marcando a sua localização, mas voltam o conteúdo para discussões polêmicas. Caso isso aconteça, adote uma linguagem neutra e ética, de preferência, para responder aos comentários.

Veja como instalar o Wi-Fi Social no seu restaurante


Para ter uma rede de acesso à internet no seu restaurante, você vai precisar de:

  • Roteador e, bem provável, um repetidor de sinal também;
  • Conexão de alta velocidade;
  • Suporte técnico

A instalação na maioria das vezes é feita pelo próprio provedor de internet, mas você pode contratar um técnico para verificação. Isso irá garantir a boa funcionalidade e um Wi-Fi de rede mais estável para os seus clientes.

O técnico ainda te auxiliará sobre as opções de segurança da rede, inclusive o bloqueio da sua rede interna. Evitando que qualquer usuário tenha acesso a dados importantes e sigilosos do seu negócio.

Opte por uma boa rede de conexão Wi-Fi, use os repetidores de sinal caso seu estabelecimento tenha uma área maior e informe seus clientes da disponibilidade do acesso.

Vale colocar plaquinhas com a senha ou mesmo sinalizar as instruções para a conexão no cardápio. O que não vale é deixar seu restaurante sem o serviço de Wi-Fi Social.

Gostou da leitura? Acompanhe nosso blog e tenha à mão outras dicas de como atrair mais clientes para o seu negócio.